Escalada em Balneário Camboriú - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Escalada em Balneário Camboriú
 Arquivos disponíveis:
Selecione um dos arquivos disponíveis
Escalada fácil
Escalada moderada
Turismo

País - Brasil - Santa Catarina Bookmark and Share

Escalada em Balneário Camboriú

Temporada ideal: Verão para aproveitar as praias. Para escalar, todo o ano. A vida noturna na cidade não para também.

Como Chegar: É possível chegar de ônibus ou carro. Existe vôos regulares ao aeroporto de navegantes, aproximadamente 30 km do centro de Balneário Camboriu.

Outros locais do roteiro:

  • Los Espinhales
  • Morro do Boi
  • Praia Brava
  • Canto do Morcego
  • Praia das Laranjeiras
  • Praia dos Amores
  • Forma da obtenção dos dados:

    Dados não georreferenciados, obtidos por Hilton Benke, em 2006.
    Croquis retirados do site rianmuller.com.br (não existe mais).

    Mais informações sobre este roteiro:


    Balneário Camboriú é um dos principais centros turísticos do litoral sul do Brasil. Possuí mais de uma dezenas de praias, cada um com sua peculiaridade. Cercada por montanhas, a praia central - onde localiza-se o centro da cidade, é um conjunto desordenado de edifícios, que a cada ano ganham em altura, substituindo as poucas casas que ainda resistem a busca por terrenos. Apesar de possuir pouco mais de 100 000 habitantes regulares, sua estrutura de edifícios comporta aproximadamente 1 000 000 de pessoas, marca frequentemente ultrapassada na alta temporada.

    Possui vasta coleção de hotéis, que partem dos muito econômicos aos extremamente caros e luxuosos. Atualmente, a principal atração turística de Balneário Camboriú é o teleférico que liga a praia Central à pequena praia de Laranjeiras, um local de águas azuis e poucas ondas, muito frequentado no verão e quase esquecido no resto do ano.

    A cidade também é reconhecida por possuir uma das melhores "vidas noturnas" do Brasil. Espalhadas pelas cidades e praias, centenas de casas noturnas animam a noite dos visitantes.

    Porém, quem pensa que Balneário Camboriú é só praia, está muito enganado. Mesmo ao lado da areia branca do balneário mais badalado de Santa Catarina, é possível encontrar vias esportivas de qualidade. Um pouco mais escondido, mas com vias excelente, encontra-se ainda o setor chamado "Los Espinhales". Por fim, ao lado da BR 101, existe também o Morro do Boi, com algumas vias. Confira os detalhes:

    Morro do Boi – Balneário Camboriú (Mula)

    O complexo do Morro do boi está localizado no município de Balneário Camboriú, à direita do túnel do Morro do Boi na BR 101, para quem vai à direção sul do estado. Da BR se avista a rocha. Para tanto se deve tomar uma estrada secundária, à direita da BR 101(antes de começar a subir o Morro do Boi), e seguir em direção ao túnel.

    A estrada acaba em um sítio, onde se deve pedir autorização ao proprietário para escalar a rocha que está dentro de seu terreno (nunca foi negado o acesso). Do sítio da para ver a rocha quase o tempo todo, e é só seguir em direção a ela. São aproximadamente 5 a 10 minutos de caminhada, com trilha bem definida.

    O local conta com 7 vias de graduações de nível baixo a médio. A rocha é granito bem abrasivo e quase toda positiva. Existe apenas uma via que se faz necessário o uso de móvel, o resto são vias protegidas com grampos e chapeletas. São vias de 15 a 35 metros .

    Pelo aumento de vias com boa proteção e com graduações baixas, além de ser um local bem tranqüilo, longe da agitação da Praia Brava, o Morro do Boi esta sendo considerado um novo campo escola da região. Não há água no local.

    Los Espinhales

    Localizada no interior de Camboriú, a Los Espinhales é um monolito praticamente todo positivo na sua face frontal, sendo mais vertical nas vias que se encontram do lado direito da rocha. Pedra bem abrasiva (granito).

    Para chegar ao local, deve-se tomar a estrada dentro de Camboriú que vai para o Pico da Gurita (pedir informações em Camboriú). Na estrada, antes de chegar ao início da Gurita, já da para avistar a rocha que estará do lado direito. Para quem vai de ônibus, pegue o Praiana linha Itajaí - Rio Pequeno , que passará pelo mesmo caminho. Desça quando avistar a rocha.

    O setor de escalada fica dentro de uma propriedade particular. Para ter acesso, peça permissão ao proprietário, atravesse o campo de arroz, aonde chegará a um riacho q deve ser pulado, siga reto e pegue a trilha na mata.

    Praia Brava – Itajaí (Canto do Morcego)

    Na Praia Brava encontramos um dos mais conhecidos locais de escalada da região. Isto em função de suas diversas vias de graus variados e por ter um acesso bem fácil. A área conta com 13 vias que vão do 4º grau ao 7º, contando ainda com via em artificial. Por estes motivos ainda, a “Brava” é tida como campo escola. O local é uma antiga pedreira, porém não se percebe mais blocos soltos nas vias, todavia é uma pedreira e tem seus perigos de queda de rocha!

    O complexo encontra-se no canto esquerdo (de frente para o mar) da praia, também chamada de Canto do Morcego. Fácil de chegar tanto de carro, ônibus, bicicleta até mesmo caminhando. Indo de carro deve-se tomar a estrada que passa pela Praia de Cabeçudas (único acesso) por causa do riacho que deságua no mar e impede qualquer passagem de carro ou moto. Mas se for de bicicleta, caminhando ou ônibus, toma-se à praia e vá a direção esquerda da mesma. Não tem erro.


    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Notícias Relacionadas:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!