Anhangava - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Anhangava
 Arquivos disponíveis:
Selecione um dos arquivos disponíveis
Escalada fácil
Escalada moderada
Escalada difícil
Trekking leve

País - Brasil - Paraná Bookmark and Share

Anhangava

Altitude Máxima: 1450 metros.

Altitude Mínima: 950

Temporada ideal: Abril a Novembro

Outros locais do roteiro:

  • Samambaia
  • Pão de Loth
  • Forma da obtenção dos dados:

    Via GPS, por Pedro Hauck

    Mais informações sobre este roteiro:



    O Morro do Anhangava é um dos locais mais tradicionais para a prática de escalada em rocha no Sul do Brasil, sendo considerado o principal "Campo Escola" do montanhismo paranaense.

    O Anhangava (do tupi morro do Diabo), é um morro de granito muito grande, mas sem uma parede alta para a escalada, sendo que as vias se dividem em diversos setores.

    A escalada ali é estritamente esportiva, mas há uma ou outra via que pode ser um treino para uma escalada tradicional e há também muitos boulderes.

    É muito interessante um morro ser palco de diversas escaladas esportivas. A acessibilidade ao local, a belíssima paisagem, desta que é uma montanha da Serra do Mar, fazem do Anhangava um dos locais mais especiais para a escalada, caminhadas e, inclusive, para a prática do voo livre.

    Para quem pretende voar da montanha, existem 2 opções de rampas naturais. Junto à trilha principal, ao final das rampas que levam ao topo, onde pode-se decolar com o vento Nordeste, Norte e Noroeste, e, saindo da trilha principal, pegando uma trilha à esquerda, após subir a primeira rampa, onde pode-se decolar com o vento Oeste e Sudoeste. Caso queira aprender a voar, em Curitiba consulte a escola Vento Norte.

    Na base do morro fica o Refúgio 5.13, que fornece abrigo aos escaladores que vieram de longe e que também tem se tornado cada vez mais um local de encontros e confraternizações da comunidade da montanha de Curitiba.

    O Morro do Anhangava fica dentro do Parque Estadual da Serra da Baitaca, uma Unidade de Conservação que é fruto de muitas lutas dos escaladores contra as mineradoras, que ameaçavam o morro. Ainda que o parque careça de infra-estrutura, há regras de uso e espera-se o bom censo por parte dos frequentadores.

    Evite acampar nesta montanha, pois trata-se de um local de fácil acesso, suscetível a presença de vandalismo, mesmo no horário noturno.

    Equipamento recomendado para a prática da escalada no Morro do Anhangava, além do individual (cadeirinha, freio e etc):

    • Corda de 60 metros;
    • 8 costuras expressas (algumas vias exigem até 10 costuras);
    • Capacete;
    • Não é necessário equipamento móvel. Poucas vias exigem estes, e algumas destas ainda podem ser escaladas em Top Rope, com corda de cima.

    Veja mais:

    Refúgio 5.13




    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Notícias Relacionadas:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!