Pequeño Alpamayo - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Pequeño Alpamayo
 Arquivos disponíveis:
Trekking moderado
Montanhismo moderado

País - Bolívia Bookmark and Share

Pequeño Alpamayo

Altitude Máxima: 5410 metros.

Altitude Mínima: 4680m (Laguna Chiar Khota)

Temporada ideal: De maio a setembro

Outros locais do roteiro:

  • Condoriri
  • Cabeça de Condor
  • Tarija
  • Austria
  • Asa Esquerda
  • Asa Direita
  • Wyoming
  • Forma da obtenção dos dados:

    Trilhas e pontos foram adquiridos por Pedro Hauck em Julho de 2007 com um Garmin 60 CSx.

    Mais informações sobre este roteiro:



    Esta página do Rumos é dedicada não somente ao Pequeno Alpamayo, mas à todas as montanhas que ficam no Grupo Condoriri, que inclui: Cabeça de Condor, Asa Esquerda e Direira, Tarija, Pequeno Alpamayo, Austria, Wioming e Ilusion.

    Todas estas montanhas são acessíveis desde o acampamento que fica na Laguna Chiar Khota, a cerca de 4800 metros de altitude. Este é um dos melhores acampamentos na cordilheira Real, com o belo lago ao lado, muita montanha, gramado e até uma tenda onde é vendido peixe Rei e Truta, uma delícia.

    Por conta de todo este conforto e o fácil acesso, é um lugar ótimo para aclimatar, realizar cursos de escalada em gelo e fazer ascensões em montanhas mais fáceis, como o Tarija e Austria e até mais complicados, como as Asas e a Cabeça do Condor e até mesmo o Pequeno Alpamayo pela Rota direta.

    O Pequeno Alpamayo é a montanha mais atraente do local, pois é muito bela e acessível. Não é a mais fácil, porém é um objeto de ascesão de muita gente. Seu acesso se faz escalando o Tarija, que é a montanha mais fácil da região.

    A subida do Tarija é tranquila e de tão frequentado, fica rastros no gelo que são perceptíveis à distancia, assim como suas gretas. Em nenhum momento chega à uma inclinação que ofereça dificuldades extras, mas mesmo assim é preciso cuidado, principalmente se for sua primeira montanha de gelo.

    Depois de atingir o cume, é preciso realizar um descenso de trepa pedra até o colo que liga o Tarija ao Pequeno Alpamayo. Não é uma descida dificil, mas ali o psicológico pode se abater um pouco se a pessoa não estiver acostumada, pois se cair não tem chão!

    Chegando ao colo, começa a subida pela crista da montanha. É possível subir sem segurança, porém é mais prudente no local mais inclinada, escalar com piolets técnicos, corda e duas estacas de gelo, um para o guia e outra para o segurança. Terminando este trecho, já se chega ao cume.

    A descida pode ser feita desescalando, ou de rapel, se abandonar a estaca de gelo. O recomendável é que uma pessoa rapele e outra desça desescalando com segurança.

    Existe uma travessia entre o Lago Chiar Khota e o Huayna Potosi e fica aí outra possibilidade de caminhada para aclimatação.

    Para se chegar até onde começa a caminhada para a Laguna é preciso contratar uma agência que te leve até o povoado de Tuni ou um taxi em La Paz.

    Trajeto:

    • Laguna Chiar Khota - cume
    Rotas disponíveis:
    • Rota Normal
    Artigos Relacionados:


    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!