Cerro Macón - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Cerro Macón
 Arquivos disponíveis:
Trekking leve
Montanhismo fácil

País - Argentina Bookmark and Share

Cerro Macón

Altitude Máxima: 5520 metros.

Altitude Mínima: 3525 em Tolar Grande

Temporada ideal: Outono e primavera

Outros locais do roteiro:

  • Llullaillaco
  • Aracar
  • Quewar
  • Chañi
  • Acay
  • Forma da obtenção dos dados:

    GPS 62 CS por Pedro Hauck e Maria Tereza Ulbrich em janeiro de 2015.

    Mais informações sobre este roteiro:


    O Cerro Macón é uma das poucas montanhas da Puna do Atacama que não é vulcão. Esta montanha, de 5520 metros é uma grande dobra geológica, razão pela qual que ela é na verdade um cume mais elevado de um grande espigão que se estende por 40 quilômetros no meio da Puna de Salta.

    O Nevado Macon é mais uma das montanhas escaladas pelos Incas na Puna de Atacama da Argentina. Por conta disso, seu fácil acesso e pouca dificuldade, todos os anos a comunidade Kolla de San Antonio de Los Cobres e Tolar Grande,  fazem uma ascensão, no mes de novembro para comemorar seus antepassados. Fora esta data, é raro ver alguém por lá.

    Por conta destas características, o Cerro Macón acaba sendo uma boa alternativa para aclimatação para montanhas mais altas da Puna, como o Quewar, Lllullaillaco, Antofalla, Aracar e outras.

    O Macón também é conhecido por ter ocorrido ali um suposto incidente ufológico em 1956, quando habitantes de Tolar Grande viram um impacto na montanha de um objeto parecido com o cigarro. Exploradores foram à busca do ocorrido e viram uma pegada igual a de humanos, mas em um tamanho maior. Até hoje o caso repercute no meio ufológico argentino.

    Acesso:

    O acesso ao Macon se dá pela cidade de Salta, subindo a Puna pela Ruta 51, passando pela cidade de San Antonio de Los Cobres, Salar de Pocitos e enfim chegando em Tolar Grande, o que em si já é uma odisseia, dado que a região é muito selvagem.

    Tolar Grande é a base da montanha. Ali há locais para comer e pousadas. Também é possível contratar um guia local. A montanha fica há 27 km da cidade e por ser acessada em um veículo normal, o que, evidentemente, exige uma caminhada mais longa.

    Ascensão:

    A ascensão ao Cerro Macon é fácil. Há um acampamento base no local bom para aclimatar, mas não há água. Há duas rotas descrita neste tracklog.

    Rota Macon1: Destinada a quem não tem veiculo 4x4. Esta rota é a mais longa, pois o carro acaba ficando num local mais baixo.

    Rota Macon 2: Rota para quem tem 4x4 e quer ficar um pouco mais perto. É um rota bem marcada, com poucos pontos confusos.

    Contém no anexo:

    • Tracklog de acesso Tolar Grande x Cerro Macón
    • Trackog acessao por 4x4
    • Tracklon acesso em veiculo não tracionado.

    Veja mais fotos e relato da ascensão desta montanha:

    :: Escalando o Macón a montanha sagrada de Tolar Grande - Blog do Pedro Hauck






    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Notícias Relacionadas:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!