Morro da Tromba - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Morro da Tromba
 Arquivos disponíveis:
Trekking leve
Montanhismo fácil

País - Brasil - Santa Catarina Bookmark and Share

Morro da Tromba

Altitude Máxima: 930 metros.

Altitude Mínima: 40 em Piraberaba

Temporada ideal: Março a Dezembro

Outros locais do roteiro:

  • Morro da Tromba
  • Serra de Piraberaba
  • Forma da obtenção dos dados:

    Georreferenciamento

    Mais informações sobre este roteiro:

    Montanha bastante popular entre os joinvilenses, pelo seu formato inconfundível e sua posição geográfica que favorece a sua observação em diversos pontos da cidade.

    Situado no distrito de Pirabeiraba, na serra homônima, o Tromba ergue-se soberano na paisagem, seu nome, pode ser interpretado de duas formas distintas. A primeira, se dá pela sua semelhança a um elefante com uma enorme tromba. A outra interpretação, é que antigamente, denominava-se tromba, à uma elevação abrupta que se destacasse na paisagem, neste caso seria uma tromba de morro.

    A subida mais antiga que há registro, é datada do dia 8 de março de 1854, quando Leonce Aubé sobe a montanha com objetivo de delimitar o traçado da estrada Dona Francisca.
    Para se chegar as trilhas, necessita-se de alguém que conheça, pois há acesso ao Tromba em diversas estradas marginais a SC 301, rodovia Dona Francisca como: Estrada Mildau, Guilherme, da Tromba, do Morro e Rio da Prata.

    O terreno é constantemente íngreme, que em alguns trechos, para subir e descer, se faz necessário o uso de três ou quatro pontos de apoio, há presença de afloramentos rochosos, blocos e cascalhos soltos, onde deve-se tomar cuidado e manter distância entre os caminhantes.

    Na trilha principal que passa pela tromba, há cordas instaladas em alguns pontos para ajudar na segurança.

    Deve-se obter água no inicio de todas as trilhas, pois durante a subida, não há em nenhum ponto, somente haverá água, cinco minutos antes do cume, onde tem uma trilha a direita da principal, que leva até uma nascente com água de ótima qualidade. Procure não fazer suas necessidades fisiológica num raio de pelo menos trezentos metros deste ponto.

    No topo, há uma magnífica vista do litoral norte catarinense, dando destaque a Baía da Babitonga, a planície litorânea, a Serra do Mar e a cidade de Joinville.



    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Notícias Relacionadas:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!