Pico do Jaraguá - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Pico do Jaraguá
 Arquivos disponíveis:
Escalada fácil
Trekking leve

País - Brasil - São Paulo Bookmark and Share

Pico do Jaraguá

Altitude Máxima: 1135 metros.

Altitude Mínima: 787 em Pirituba

Temporada ideal: O ano inteiro

Outros locais do roteiro:

  • Pico do Jaraguá
  • Forma da obtenção dos dados:

    Wikiloc

    Mais informações sobre este roteiro:


    Criado em 1961 o Parque Estadual do Jaraguá ocupa uma área de cerca de 490 hectares e está localizado na região Oeste da cidade, divisa com Osasco. Seu ponto mais conhecido é o Pico do Jaraguá localizado no centro do parque com uma altitude de 1135m. Devido a considerável diferença de altitude em relação a média da cidade (720m), proporciona uma visão panorâmica da cidade, estando nele instaladas várias antenas de transmissão de rádio e televisão.
    Duas áreas se destacam como atrativos do parque, a Área do Pico e a Área do Sopé.

    A Área do Pico é onde se encontram os mirantes principais do parque, e conta com lanchonetes e sanitários. É nas proximidades do pico e à beira da estrada que leva a ele que se encontram os campos de escalada do parque.

    Um deles fica à beira da estrada que leva ao pico e tem cerca de 10 vias com graus de dificuldade de 3º a 4º. Subindo em direção ao pico, após alguns quilômetros avista-se a direita um conjunto de rochas formando a encosta do morro, é aí que se encontram as vias de escalada e para chegar a elas deve-se seguir pela trilha que sai da estrada até encontrar os grampos na pedra.

    As outras áreas de escalada encontram-se próximo ao pico: para chegar até elas deve-se, no final da estrada, entrar à esquerda em uma pequena rua imediatamente antes do posto policial, seguir até o fim da rua ( cerca de 20m) e continuar pela trilha que segue ao lado esquerdo da montanha, no final da trilha chega-se a um mirante de onde se avista a Rod. dos Bandeirantes, à direita do mirante existe um conjunto de rochas onde onde se encontram várias vias. Entrando a direita na bifurcação existente logo após o final das paredes chega-se a um bico de pedra com alguns pontos de ancoragem. Deste ponto é só fazer um rapel para alcançar o começo das vias, sendo que as vias que apresentam menor dificuldade estão na face voltada para a Rod. dos Bandeirantes e no lado esquerdo de quem olha para a rodovia.

    A Área do Sopé, localizada na parte inferior da encosta da montanha, é ideal para os adeptos de caminhadas em meio a muito verde, oferecendo várias opções de trilhas, inclusive com a possibilidade de alcançar o pico. São encontrados também vários pátios e locais para pic-nic, além de bar, parque de diversões para crianças, anfiteatro e feira de artesanato.

    A entrada do parque está localizada na Rua Antônio Cardoso Nogueira n° 539, zona Oeste da cidade, com acesso pela Rod. Anhanguera na saída do km 17.

    Conteúdo dos Anexos

    • Tracklog de acesso por carro ao Pico do Jaraguá
    • Tracklog da Trilha do Pai Zé


    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Notícias Relacionadas:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!