Sairecabur - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Sairecabur
 Arquivos disponíveis:
Montanhismo fácil

País - Chile Bookmark and Share

Sairecabur

Altitude Máxima: 6003 metros.

Altitude Mínima: 2438 San Pedro de Atacama

Temporada ideal: Outono e primavera

Outros locais do roteiro:

  • Licancabur
  • Cerro Toco
  • Juriques
  • Lascar
  • Uturunco
  • Forma da obtenção dos dados:

    Via GPS 60 Csx por Pedro Hauck em Janeiro de 2014.

    Mais informações sobre este roteiro:


    O Sairecabur é uma das montanhas mais acessíveis da região de San Pedro do Atacama, mas devido sua grande altitude não é a mais frequentada, perdendo a posição para o Vulcão Toco, Licancabur e Lascar.

    Existe uma grande polêmica quanto a sua altitude. Ele nunca foi medido com um GPS de precisão e a altitude dada com o SRTM dá que ele tem 5975 metros. No entanto, a resolução do satélite daria margem para erro. Os chilenos de San Pedro dão conta que o Vulcão tem 6006 metros e contam que raramente algum GPS de uso civil marca uma altitude inferior a 6 mil. A altitude de 6003 foi a que foi pega pelo GPS do autor deste roteiro, após uma média de 50 pontos.

    A facilidade de escalar este vulcão é que há uma estrada que chega muito alto, apenas 500 metros verticais do cume, o que faz desta ascensão muito fácil e rápida e também transforma a montanha numa boa opção para aclimatação para montanhas maiores da região, como o Llullaillaco. Muitas pessoas pernoitam no local onde se chega em veículo. Se esta for sua intensão, leia os artigos da seção de saúde do AltaMontanha, com várias dicas para ajudar na aclimatação e monitorá-la.

    Acesso:

    O acesso ao Sairecabur se dá pela estrada que liga San Pedro de Atacama ao Geyser El Tatio. Porém num determinado momento é necessário desviar num caminho à direita. Este caminho exige bastante do veiculo, razão pela qual é necessário ter um 4x4, senão ele não terá força para chegar ao destino por conta da altitude e também da estrada exigente.

    Esta estrada chega até os 5525 metros de altitude. Deixe o carro estacionado numa posição pensando na volta. Ali começa a caminhada rumo ao cume.

    Ataque ao cume:

    O Ataque ao cume é bem simples. Basta seguir a estrada que vai até uma lavra de enxofre. Ali inicia uma trilha bem definida que começa a subir a montanha. Ela fica mais íngreme mais para frente, num local onde há mais pedras soltas, formando um acarreo.

    No trecho final há grandes rochas empilhadas e o cume é muito bonito, com uma vista impressionante para a região do Sud Lipez, na Bolívia, com a Laguna Verde e o Vulcão Licancabur.

    Contém no anexo


    • Tracklog de acesso ao Sairecabur
    • Tracklog  de ascensão ao Sairecabur

    Links externos:

    :: Relato da ascensão ao Sairecabur - Pedro Hauck



    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Notícias Relacionadas:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!