Vulcão Tuzgle - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Vulcão Tuzgle
 Arquivos disponíveis:
Escalada moderada
Escalada difícil
Montanhismo fácil

País - Argentina Bookmark and Share

Vulcão Tuzgle

Altitude Máxima: 5500 metros.

Altitude Mínima: 3775 em San Antonio de Los Cobres

Temporada ideal: Outono e primavera

Outros locais do roteiro:

  • Acay
  • Chañi
  • Quewar
  • Forma da obtenção dos dados:

    Georreferenciamento por Pedro Hauck em 2014 (Ele perdeu o tracklog!).

    Mais informações sobre este roteiro:


    O Tuzgle é um belo vulcão situado na Província de Jujuy ao lado do traçado antigo da lendária ruta 40 no trecho entre San Antonio de Los Cobres (Salta) e Susques (Jujuy), à caminho do Paso de Jama, que é a fronteira mais acessada para ir a San Pedro de Atacama – Chile.

    A cidade base do Tuzgle, no entanto, é San Antonio de Los Cobres. Da cidade à base do vulcão são cerca de 40 minutos de carro. Ali há pousadas, restaurantes e serviço de guia de montanha. Pelo fácil acesso é uma montanha usada para aclimatação para outras montanhas mais altas que existem na região.

    O Tuzgle pode ser acessado em veículo 4x4 facilmente. Há uma antiga estrada mineira que chega até os 5200 metros de altitude que está em boas condições. Sua base tem um acampamento sem água que geralmente não é usado por conta da rapidez em chegar ali em veículo. Carros normais conseguem subir um pouco além deste acampamento base, no entanto, por conta da altitude, os veículos perdem muita potência e por isso não é recomendável tentar subir a estrada mineira com veículos normais, pois se o carro perder potência no meio de uma subida, a descida é feita somente em marcha ré. Manobras só são possíveis de fazer nas curvas em ferradura.  Veículos tracionados na reduzida conseguem subir mais alto e o ataque fica curto, somente 300 metros.

    O ataque não tem segredo. Com altitude de 5500 metros numa região tropical e seca, não há frio suficiente para que seja necessário bota dupla. Não há gelo e neve só em eventos climáticos especiais. O Tuzgle é mais uma das montanhas que foram escaladas por Incas.

    Escaladas em rocha.

    Na base do Tuzgle há diversos blocos com boulderes e algumas vias de escalada. O vulcão ficou famoso por conta de um filme rodado pela Baraka Films com a escaladora Nina Caprez.




    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!