Vulcão Antofalla - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Vulcão Antofalla
 Arquivos disponíveis:
Montanhismo fácil

País - Argentina Bookmark and Share

Vulcão Antofalla

Altitude Máxima: 6440 metros.

Altitude Mínima: 3340 no Salar Antofalla

Temporada ideal: Outono e primavera

Outros locais do roteiro:

  • Antofalla Sur
  • Antofalla Norte
  • Antofalla Leste
  • Forma da obtenção dos dados:

    Via GPS 60 Csx por Pedro Hauck em Dezembro de 2012.

    Mais informações sobre este roteiro:


    O Vulcão Antofalla é um dos maiores do Norte da Argentina. Ele tem 3 cumes que são um pouco afastados entre si e dá a impressão que são montanhas diferentes. No entanto, pela regra da dominância há apenas uma montanha e o cume mais alto é o Antofalla Leste.

    Ele fica na Província de Catamarca numa região bastante isolada da Puna do Atacama entre a região do Paso San Francisco e Salta, num local onde há apenas estradas 4x4 que é a diversão de jipeiros e aventureiros que gostam de solidão. Uma boa fonte de mapas desta região é o site Viajeros 4x4.

    Por conta de sua localização remota, o acesso se dá somente com veículos 4x4 preparados e com bidão de combustível reserva, pois muitas vezes os itinerários ali são maiores do que a autonomia de um tanque pode dar. Também é recomendado ir em dois carros, pois se o seu veículo quebrar você está no meio de um deserto frio onde tudo é distante e água inexistente.

    Acesso

    A cidade base do Antofalla é a pequena Antofagasta de la Sierra, que pode ser acessada pela Ruta 40 subindo os Andes por uma estrada asfaltada e em bom estado. Ali há alguns hotéis e restaurantes, além de um posto de gasolina.

    Dali parte-se em estrada de terra para a vila de Antofagasta de La Sierra, um recanto pra lá de pitoresco que fica nos pés do Antofalla. Ali há uma pousada informação na casa de um local, que também serve refeições.

    Dali começa uma estrada de terra boa que vai em direção a Mina La Casualidad em Salta. É preciso tomar esta estrada e ficar atento com um desvio que vai em direção ao Antofalla. São 84 km de estrada de chão em local muito selvagem.

    É depois deste desvio que começa a necessidade do uso de 4x4. É preciso cuidado para atravessar um rio seco. Do outro lado há pegadas de carro que levam até o acampamento base. De princípio o caminho por estas pegadas é boa, no entanto ela começa a subir uma rampa e para chegar ao base é necessário fraldear uma vertente com areia e pedras para descer até o leito seco do rio, onde é montado o campo base. Ali é bem seguro de vento, no entanto o veículo na volta precisa subir uma pendente e isso se torna perigoso. Por este motivo há um acampamento anterior ao base no tracklog que foi usado pelo autor deste roteiro, Pedro Hauck, junto com Waldemar Niclevicz em 2012. Ele é menos confortável, mas fica melhor para evitar imprevistos na volta.

    Ataque ao cume

    O ataque não tem muito segredo. De principio segue-se o leito do rio seco, mas não o tempo todo, pois o vale leva até a base do Antofalla Sul. Num determinado momento se inicia a subida pelas rampas do Antofalla Leste, que é bastante ampla. Ganha-se altitude devagar até chegar numa crista.

    Ali é um local onde o vento começa a atrapalhar. Seguindo a crista chega-se num falso cume. É necessário descer ele e subir outro mais em frente. No cume há uma surpresa, uma apacheta incaica bastante preservada de mais de 500 anos. Pede-se para não tocar na ruína, já que é um patrimônio histórico – arqueológico.

    O que inclui nos anexos


    • Tracklog de acesso ao Antofalla
    • Tracklog do ataque ao cume do Antofalla Leste

    Links externos:

    :: Mapas de fundo para GPS da região
    :: Relato de Pedro Hauck sobre a escalada ao Antofalla
    :: Dicas de Waldemar Niclevicz sobre o Antofalla


    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!