Parque Natural do Braço Esquerdo - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Parque Natural do Braço Esquerdo
 Arquivos disponíveis:
Escalada moderada
Escalada difícil
Trekking leve

País - Brasil - Santa Catarina Bookmark and Share

Parque Natural do Braço Esquerdo

Altitude Mínima: 70 metros em Corupá

Temporada ideal: O ano inteiro

Outros locais do roteiro:

  • Parque Natural do Braço Esquerdo
  • Forma da obtenção dos dados:

    Via GPS Pedro Hauck - Fevereiro de 2014

    Mais informações sobre este roteiro:


    O Parque Natural Braço Esquerdo (PNBE) está situado em uma propriedade particular, inserido no vale formado pelo Rio Cachoeira, nos contrafortes da Serra do Mar, dentro de uma Área de Proteção Ambiental chamada Rio Vermelho / Humboldt.

    Apesar de ser famosa pelas escaladas de  Corupá, o Braço Esquerda fica na verdade em São Bento do Sul, mas de fato com acesso pela cidade de Corupá, o PNBE conta com os seus principais atrativos a Cachoeira do Braço Esquerdo, a Caverna da Fuga, a trilha do Vale Perdido e os Setores de Escalada, reconhecido nacionalmente pela qualidade das vias, com as paredes negativas, altas e com muitas agarras, possibilitando escaladas gringas.

    A Cachoeira do Braço Esquerdo é uma das mais bonitas da região, com mais de 100 metros de altura, a queda se divide em dois patamares, sendo o primeiro com mais de 60 metros e o menor com cerca de 40 metros. Ótimo local para tomar um belo banho de cachoeira, assim como, praticar o cachoeirismo (descida da cachoeira por cordas utilizando as técnicas do rapel).

    A Trilha do Vale Perdido nos leva a cenários que mais parecem ter saído de filmes, fendas nas rochas, riachos cristalinos, lagos paradisíacos fazem parte da paisagem durante todo o caminho.

    Os Setores de Escalada são divididos em: Principal ou Caverna, Vale Perdido, Chaminé e Vale Perdido. No setor principal estão as vias mais clássicas e também as mais fortes, destacando a Abonai, Super-Paust, Seicho- no –Ia, Perdeu Playboy entre outras. Esse setor conta com cerca de 40 vias. No Vale Perdido estão às famosas Dona Lila, Badalhoca e Sinapse Nervosa. O Setor da Chaminé é o mais recente, mas já conta com 8 vias. O Planeta dos Macacos é o mais afastado dos setores, porém permite uma escalada de qualidade mesmo nos dias mais chuvosos e úmidos.

    Por conta disso é uma ótima opção para escaladores durante o verão, quando as chuvas atrapalham as escaladas em outros locais e também as águas das cachoeiras locais ajudam a refrescar as cadenas.

    Infra estrutura

    O Parque possui uma boa estrutura para visitantes, como camping e restaurante e não custa muito caro. O caro pode ficar ao lado da barraca, porém em dias de chuva há uma dificuldade de subir até PNBE.

    A base das escaladas tem sombra e água fresca (de verdade) é possível você montar redes para descansar. Isso ajuda bastante.

    Guia de escalada do Braço Esquerdo

    Um guia com localização e grau das vias de escalada pode ser baixado no site do escalador Daniel Casas. Visite seu site

    O que inclui no anexo:

    • Tracklog de acesso ao Parque Natural do Braço Esquerdo
    • Guia de escalada do Braço Esquerdo




    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!