Serra dos Cocais - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Serra dos Cocais
 Arquivos disponíveis:
Trekking leve

País - Chile - São Paulo Bookmark and Share

Serra dos Cocais

Altitude Mínima: 740 metros Itatiba

Temporada ideal: O ano inteiro

Outros locais do roteiro:

  • Serra dos Cocais
  • Morro da Jurema
  • Serra do Japi
  • Serra das Cabras
  • Forma da obtenção dos dados:

    Via GPS 60Csx Por Pedro Hauck e Jorge Soto em 22/10/2014.

    Mais informações sobre este roteiro:


    A Serra dos Cocais é um conjunto de morrarias entre Itatiba, Valinhos e Vinhedo que tem como característica a presença de muitos blocos rochosas aflorantes na paisagem, que são os "caos de blocos" ou Matacões.

    A região é bastante alterada e sofre com a pressão urbana. No entanto em setores mais isolados, a paisagem mantém sua originalidade com uma beleza diferente daquilo que há em toda a região. A Serra, se parece bastante com paisagens do sertão do Nordeste, porém com algumas matas e campos que são descendentes dos cerrados, além de muitos cactos que de acordo com o geógrafo Pedro Hauck, em seu trabalho de Conclusão de Curso na UNESP de Rio Claro, são indivíduos relictuais de um clima mais seco que existiu na região há mais de 10 mil anos atrás.

    Acesso:

    O acesso ao núcleo mais preservado da Serra dos Cocais se dá pela rodovia vicinal Valinhos x Itatiba, entrando no bairra Alpinas, onde há uma pedreira abandonada. Ali há algumas vias de escalada com grampos precários. Infelizmente o corte da pedreira não permite uma escalada interessante pois ele é bastante quebrado.

    Recentemente boa parte da Serra foi cercada por um proprietário, exatamente onde ficam algumas de suas famosas grutas. No entanto ainda é possível visitar outros locais interessantes com as morrarias. Na porção itatibense, um proprietário impede agora o acesso ao morro da Jurema, que era o local mais bonito da Serra.

    Nos Cocais, há diversos boulderes que são escalados pela galera de Valinhos e Campinas. No entanto é necessário catalogá-los. Neste tracklog se passa por diversos locais onde se concentram boulders e a possibilidade de escalada é muito grande.

    Links externos:




    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Notícias Relacionadas:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!