Morro do Cambirela - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Morro do Cambirela
 Arquivos disponíveis:
Trekking moderado
Montanhismo moderado

País - Brasil - Santa Catarina Bookmark and Share

Morro do Cambirela

Altitude Máxima: 913 metros.

Altitude Mínima: 0 metros no início da trilha

Temporada ideal: Ano inteiro, com preferência no inverno por conta das chuvas e do calor.

Outros locais do roteiro:

  • Parque Nacional da Serra do Tabuleiro
  • Forma da obtenção dos dados:

    Via GPS por Henrique Krueger

    Mais informações sobre este roteiro:


    Situado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro – a maior unidade de conservação de SC, o morro do Cambirela é o ponto culminante do município de Palhoça (SC), próximo a Florianópolis. Aqui cabe acrescentar que diversas fontes na internet citam a altitude máxima da montanha como superior a 1000 m., sendo que durante a obtenção dos dados presentes na tracklog – feita com GPS Garmin eTrex Vista HCx – a altura máxima foi de 913 m., cabendo aos órgãos competentes fazer uma verificação mais precisa.

    A montanha tornou-se famosa por conta de um acidente aéreo ocorrido no dia 06 de junho de 1949, matando todos os 24 ocupantes do avião. Aliás, alguns moradores locais afirmam que ainda há boa parte dos destroços da aeronave em algum ponto de difícil acesso da montanha.

    Recentemente o Cambirela voltou a ser notícia, quando em 23 de agosto de 2013 todo o maciço homônimo onde a montanha está localizada amanheceu totalmente coberto por neve.

    Existem diferentes trilhas que dão acesso ao cume, sendo que na presente tracklog está marcado o trajeto de somente duas delas. A caminhada se inicía numa propriedade privada onde o acesso é tranquilo e há placas que te direcionam até o pé da montanha. Atingir o cume leva cerca de 2:30 a 3:30 horas e demanda atenção, uma vez que a montanha já foi atingida por queimadas e diversas “picadas” foram abertas com intuito de combater o fogo.






    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Notícias Relacionadas:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!