Campo dos Padres - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Campo dos Padres
 Arquivos disponíveis:
Trekking moderado

País - Brasil - Santa Catarina Bookmark and Share

Campo dos Padres

Altitude Mínima: 850 metros em Pedra Branca

Temporada ideal: Inverno

Outros locais do roteiro:

  • Pico da Bela Vista
  • Morro do Chapéu
  • Forma da obtenção dos dados:

    Via GPS 60 csx por Pedro Hauck.

    Mais informações sobre este roteiro:


    O Campo dos Padres está situado em um grande planalto de altitude nos altos da Serra Geral ao Sul de Santa Catarina entre a BR 282 e a cidade de Urubici.

    Há diversos acessos para os Campos dos Padres, sendo que esta travessia é apenas uma das diversas opções que a região oferece aos trekkeiros, montanhistas e aventureiros.

    A região não pertence a nenhuma unidade de Conservação e desta forma a caminhada se desenvolve em propriedades particulares, as quais vivem da pecuária. É extremamente importante que o visitante não assuste o gado, que é bastante arredio e não tem contato com gente.

    A travessia deste roteiro começa no bairro rural do Rio dos Bugres em Urubici e termina no bairro rural de Pedra Branca em Alfredo Wagner. Em ambos os lados não há transporte coletivo, então a logística necessita de resgates, a não ser que o caminhante ande mais até chegar na estrada de asfalto.

    A região é extremamente fria, com temperaturas que chegam facilmente aos -5 graus no inverno. É comum ter geadas e as vezes neva. Prepare-se com equipamentos e roupas para o frio adequados para esta temperatura.

    Na maior parte do trajeto não há trilhas, sendo que estas caminhadas se desenvolvem livremente pelos campos. A dificuldade está nos trechos com matinhas nebulares, onde as trilhas são abertas pelos bois e aproveitadas pelo homem. Na maior parte do trajeto, predominam campos úmidos e brejosos. Leve bastante meia e boas botas.

    Outra grande dificuldade é relativa à navegação quando o tempo está ruim. Como há falta de trilha, quando se perde o campo visual a navegação se limita ao GPS. Leve bastante pilha e não ouse caminhar sem um GPS. Para segurança, é recomendado portar um SPOT!

    Equipamento recomendado:



    Links externos:

    Relato da travessia no Blog do Pedro Hauck

    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Notícias Relacionadas:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!