Vulcão Sajama - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Vulcão Sajama
 Arquivos disponíveis:
Trekking leve
Montanhismo moderado

País - Bolívia Bookmark and Share

Vulcão Sajama

Altitude Máxima: 6542 metros.

Altitude Mínima: 4450m (estacionamento)

Temporada ideal: Junho a meados de setembro

Outros locais do roteiro:

  • Parinacota
  • Pomerata
  • Acotango
  • Guallatiri
  • Capurata
  • Forma da obtenção dos dados:

    Trilhas e pontos foram adquiridos por Pedro Hauck em Julho de 2009 com um Garmin 60 CSx. A estrada até Villa Sajama foi georeferenciada em Fevereiro de 2009.

    Mais informações sobre este roteiro:


    O Sajama é a maior montanha da Bolívia com 6542 metros, erguendo-se imponentemente mais de 2 mil metros sobre o nível médio do altiplano.

    A cidade base que dá acesso à esta bela montanha é Vila Sajama, vilarejo indígena com estrutura simples, porém com povo acolhedor sem muito simpático. Este povoado dista cerca de 350 km de La Paz. Não existem linhas regulares de ônibus até ali, sendo necessário tomar um ônibus com sentido a Arica, no Chile, e pedir para descer no povoado de Lagunas, na beira da estrada e dali procurar um meio para chegar à cidade, que dista 10 km dali. Outra maneira é ir com agências em La Paz.

    Em Villa Sajama há pousadas e restaurantes. Geralmente é necessário pedir para os restaurantes prepararem a refeição antes. Equipamentos podem ser alugados ali, no entanto é melhor garanti-los em La Paz.

    Aproximação


    A aproximação ao Sajama é fácil e bastante prazerosa. Ela pode começar na propria vila ou ser encurtada com um veículo que poupa umas duas horas de caminhada até o começo do vale que sobe até a base da montanha. Qualquer veículo chega neste "estacionamento" do Sajama. Carros particulares podem ficar estacionados ali sem risco de serem roubados.

    Do estacionamento até o acampamento base são cerca de 2 horas de caminhada somente. Quem estiver aclimatado pode pular esta base e ir direto ao campo alto.

    O acampamento base é bastante amplo, tem uma fonte de água potável, mas não é confortável devido à presença de um pó fino que penetra em todos equipamentos e que é muito incômodo.

    Chegando ao campo alto

    A caminhada para chegar ao acampamento alto é bastante exigente. Ela começa atravessando a planície onde fica o base e começa a subindo uma pendente mais inclinada, depois disso há mais outro planalto para enfim chegar numa crista com rochas soltas que ganha bastante altura na montanha.

    Num determinado momento a ascensão se dá por uma canaleta rochosa com muito acarreo. Por sorte este é o tramo final. No topo dele fica um platô onde cabem cerca de 7 barracas que é o acampamento alto. Este acampamento fica a 5700 metros num local açoitado por ventos. A única fonte de água são penitentes que vem desaparecendo com o passar dos anos.

    Ataque ao cume

    A montanha exige pouca técnica, mas assusta. Após cerca de 1 hora depois de sair do acampamento começa a chamada "pala" do Sajama, que é um trecho mais inclinado de gelo. Esta pala tem sofrido com derretimento e é normal que ali ao invés de gelo se encontre penitentes. Após passar este trecho tem a chamada "crista" que é um trecho rochoso de escalaminhada bastante exposto. Cuidado, caiu, morreu...

    Passando este trecho tudo fica mais fácil tecnicamente. Começa então uma pendente com inclinação constante até o cume. Este trecho, apesar de ser fácil, é caracterizado por ter muitos penitentes o que dificulta a progressão e descida.

    É necessário estar acostumado as técnicas de cramponagem e possuir algum conhecimento de técnicas de progressão em gelo. Caso contrário, o melhor a se fazer, até como forma de evitar um acidente como o que vitimou um brasileiro em 2007, é contratar um guia.

    A região da cordilheira ocidental boliviana é famosa pelo forte vento que chega do pacífico, e que atrapalha muito as expedições àqueles vulcões, inclusive ao Sajama!

    Para o sucesso dessa escalada, é muito importante uma boa aclimatação prévia. Leia os artigos do site AltaMontanha sobre este tema em sua seção de artigos de saúde.

    Equipamentos necessários:



    Trajeto do KML:
    • La Paz - cume
    Rotas disponíveis:
    • Rota normal
    Artigos Relacionados:




    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Notícias Relacionadas:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!