Vulcão Juriques - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Vulcão Juriques
 Arquivos disponíveis:
Trekking leve
Montanhismo fácil

País - Chile Bookmark and Share

Vulcão Juriques

Altitude Máxima: 5704 metros.

Altitude Mínima: 2.400 San Pedro de Atacama

Temporada ideal: O ano inteiro

Outros locais do roteiro:

  • Vulcão Juriques
  • Licancabur
  • Forma da obtenção dos dados:

    Georreferenciamento Parofes 22jun2011.

    Mais informações sobre este roteiro:


    Apesar de ser um vulcão belíssimo de pouco mais de 5700 metros, poucos são atraídos pelo vulcão Juriques já que o vizinho próximo Licancabur atrai toda atenção doa andinistas locais e estrangeiros.

    O ponto de partida é o mesmo do Licancabur. O refúgio logo após a fronteira. Para evitar uma caminhada de aproximação longa de 17,5kms, é aconselhável pagar pelo transporte em 4x4 (o próprio pessoal do refúgio oferece o serviço) até a base na madrugada antes de começar o ataque. Isto vale para a rota normal.

    A rota normal do Juriques tem também o mesmo ponto de partida que o Licancabur, pouco antes das ruínas inkas na base da montanha. Mesmo sendo uma ascensão básica e tecnicamente muito fácil, é uma longa caminhada pela rota normal. Ída e volta pode levar de 8 a 12 horas já que a distância à ser percorrida base – cume – base é de 13 kms no total. A rota normal é pela face oeste do vulcão, no colo entre ele e o Licancabur.

    Existe a opção de fazer uma rota direta desde o refúgio, e talvez até aproximar cerca de 2 kms de carro. Isso encurtaria muito mais o ataque ao máximo de 8 kms ida e volta (se o carro conseguir avançar pelo menos 2kms). Esta rota direta que está inclusa no arquivo em azul apesar de mais curta, envolve caminhar sobre detritos e isso significa escorregar bastante. Obviamente será mais exigente ao caminhante.

    A cratera do vulcão Juriques, que é extinto, tem aproximadamente 2kms de largura.




    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!