Morro do Sete - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Morro do Sete
 Arquivos disponíveis:
Trekking leve
Montanhismo fácil

País - Brasil - Paraná Bookmark and Share

Morro do Sete

Altitude Máxima: 1359 metros.

Altitude Mínima: 940

Temporada ideal: Inverno

Outros locais do roteiro:

  • Morro do Sete
  • Mãe Catira
  • Serra da Graciosa
  • Serra da Farinha Seca
  • Forma da obtenção dos dados:

    Via GPS Garmin 60Csx, por Pedro Hauck em Abril de 2010

    Mais informações sobre este roteiro:


    O Morro do Sete é a montanha mais setentrional da chamada Serra da Farinha Seca, que é erroneamente chamada de Serra da Graciosa, por ser visivel desde este passo por onde passa a PR 410, a estrada da Graciosa.

    A Graciosa não é uma Serra. Ela é na verdade um passo entre a Serra do Ibitiraquire e a Farinha Seca, onde está o Morro do Sete. O acesso à montanha é por esta estrada, um pouco antes do Recanto Engenheiro Lacerda, onde fica o primeiro mirante da Graciosa.

    O Morro do Sete recebe este nome pois em seu paredão rochoso, visto desde a rodovia, há um sistema de fenda que desenha um número 7. Ela é no entanto uma montanha bem proeminente, porém para se chegar nela é antes necessário subir o Morro Mãe Catira, que é mais alto que o Sete.

    Tanto o Morro do Sete, quanto o Mãe Catira, são montnahas de caminhada fáceis, não sendo necessário mais que três horas para percorrer a trilha. Mesmo assim são pouco frequentadas.

    O Acesso se faz pela antiga picada do Alemão, hoje uma estrada. Esta antiga trilha ligava o trecho original da Graciosa com o trecho da rodovia que desce a Serra. A entrada da trilha fica ao lado da antiga casa do alemão que deu nome à trilha, hoje em ruinas e chamada pelos locais de "Casa de Pedra".

    O Senhor que toma conta do sitio onde se deixa o carro é o "Espalha Brasa". O serviço de estacionamento é pago e é necessário combinar o valor.





    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Notícias Relacionadas:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!