Marins - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Marins
 Arquivos disponíveis:
Montanhismo fácil

País - Brasil - São Paulo Bookmark and Share

Marins

Altitude Máxima: 2428 metros.

Altitude Mínima: 1565 Acampamento Base Marins

Temporada ideal: Maio a Outubro

Outros locais do roteiro:

  • Marinzinho
  • Itaguaré
  • Pedra Redonda
  • Pico da Mariana
  • Forma da obtenção dos dados:

    Via GPS 60 CSx Pedro Hauck - Abril de 2011

    Mais informações sobre este roteiro:


    O Pico dos Marins, localizado na Serra da Mantiqueira, é a segunda montanha mais alta do Estado de São Paulo, perdendo apenas em altura pela Pedra da Mina, localizada na Serra Fina.

    Mesmo mais baixa, o Marins pode ser considerada a mais do Estado se levassemos em consideração as montanhas situadas 100% dentro do território paulista, uma vez que a Pedra Mina faz divisa com Minas Gerais.

    Números a parte, o que importa é que o Marins é um local tradicional para o montanhismo paulista e isso é devido sobretudo à sua beleza cênica, trilhas e o visual.

    Subir o Marins não é tarefa difícil. A trilha é bem marcada e só em alguns trechos faz necessário o uso das mãos em alguns "trepa pedras" onde não se pode errar, caso contrário você levará uma queda grande. Mesmo nestes trechos, não há local para fazer segurança, então se você não estiver habituado com este tipo de ascensão, suba outras montanhas antes de fazer o Marins, adquirindo assim experiência prévia.

    Outra recomendação é relativa ao tempo. Caminhar no Marins com tempo bom é fácil a navegação, mas na neblina ela complica bastante, pois a trilha percorre muitos lajedos rochosos e neles não há trilhas marcada, de forma que se você perde o campo visual, perderá a orientação, por isso cuidado!

    Outro cuidado tem a ver com a época do ano em que você subir a montanha. É completamente desaconselhável subir nos meses de verão, pois chove muito (com frio) e há muitas tempestades elétricas. Há diversos relatos de raios no cume.

    Acesso:

    O Acesso ao Marins se dá pela cidade de Piquete (SP), que fica no vale do Paraíba logo depois de Lorena (saindo da Dutra - BR116) em sentido à Itajubá (MG).

    Após passar pelo município, há uma placa indicando "Bairro Marins", de onde começa a estrada de terra até o Acampamento base Marins, onde ficam os carros e começa a trilha.

    Evite de qualquer maneira subir em dias chuvosos, pois só carros com tração conseguem subir a estrada nestas condições.

    :: Está indo ao Pico dos Marins? Confira os equipamentos de camping e trekking na Loja AltaMontanha!


    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Notícias Relacionadas:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!