Muztagh Ata - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Muztagh Ata
 Arquivos disponíveis:
Trekking leve
Montanhismo fácil

País - China Bookmark and Share

Muztagh Ata

Altitude Máxima: 7527 metros.

Altitude Mínima: Lago Karakol: 4.400m

Temporada ideal: Julho e Agosto

Outros locais do roteiro:

  • K2
  • Broad Peak
  • Hidden Peak
  • Gasherbrum II
  • Forma da obtenção dos dados:

    Georreferenciamento por Parofes

    Mais informações sobre este roteiro:


    Muztagh Ata é uma grande montanha de mais de 7.500 metros de altitude na China,  província de Xinjiang, próximo à grande metrópole Kashgar.

    Apesar de ser considerado um dos mais fáceis picos de 7.000m+ que existe (alguns até chegam a coloca-lo em segundo lugar perdendo somente para o Pico Lênin), é uma montanha de mais de 7.500 metros então uma aclimatação muito boa é super importante.

    As distâncias entre os acampamentos, base e mais três, é relativamente grande, girando em torno de 4km a 6km de caminho à ser percorrido de um para o outro. Por incrível que pareça o trajeto mais fácil é acampamento 3 (aprox. 6.890m) até o cume (7.527m). Pouco mais de 600 metros de desnível em uma rampa de gelo cuja inclinação não passa dos 20 graus. Entretanto, como deve ser feito durante a madrugada, ventos fortes varrem a rota que não tem nenhuma proteção. O frio é preocupante, pois chega a fazer -40° durante a madrugada e a investida ao cume pode normalmente começar a -20°C. Todo cuidado contra congelamentos é pouco. Hidratação é a chave para o sucesso nesta montanha.

    Desde o lago Karakol a vista do Muztagh impressiona. A montanha é solitária desde sua base e o reflexo nas águas calmas do lago prometem ótimas fotografias. O trekking desde o lago (onde o transporte motorizado chega) até o Acampamento base (4.400 m) não leva mais de três horas. O Base é uma verdadeira mini cidade, com pelo menos uma centena de barracas incluindo refeitórios onde refeições podem ser compradas. Lá pode-se contratar carregadores e guias apesar de desnecessário pois a montanha é muito frequentada. É possível subir o dia de cume com uma centena de pessoas durante a temporada de escalada da montanha.

    Para escalar esta montanha é necessário pagar por uma permissão em Kashgar. O valor não é muito alto (algo em torno de US$ 1.200 a US$ 1.500) e pode ser dividido para um grupo de 12 pessoas.

    Acampamentos:

    Base: 4.410m

    A1: 5.555m

    A2: 6.170m

    A3: Pode ser em qualquer lugar acima dos 6.550 metros. Há barracas a 6.550, 6.700 e a 6.890 metros, o que facilita mais a investida ao cume.

    Cume: 7.527m

    Rotas incluídas: Lago Karakol – Base/ Base - A1/ A1 – A2/ A2 – A3/ A3 – cume. (todos da rota normal)

     

    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Notícias Relacionadas:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!