Pico do Garrafão - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Pico do Garrafão
 Arquivos disponíveis:
Trekking leve
Montanhismo fácil

País - Brasil - Minas Gerais Bookmark and Share

Pico do Garrafão

Altitude Máxima: 2384 metros.

Altitude Mínima: 1661m - Fazenda do Sr Odir

Temporada ideal: Inverno

Outros locais do roteiro:

  • PN Itatiaia
  • Serra Negra
  • Forma da obtenção dos dados:

    Marcação da trilha via gps garmin etrex vista por Paulo Roberto Parofes.

    Mais informações sobre este roteiro:


    O Pico do Garrafão também é conhecido como Pico de Sto Agostinho pelos locais. Fora dos limites do parque nacional do Itatiaia não atrai muita gente como as montanhas mais famosas de lá. De subida fácil e óbvia, não atrai montanhistas, somente locais e turistas que aproveitam os charmes das montanhas próximas de cidades como Alagoa, Aiuruoca ou Itamonte, próximas.

    O acesso a montanha se dá pela cidade de Alagoa, que fica a 19kms (linha reta) de Itamonte, cerca de 35kms de estrada que começa boa e no final torna-se de terra e cascalho até a fazenda do Sr Odir, incluida no kml.


    Atualmente o acesso não está muito bom para carros de passeio, mas um 4x4 chega facilmente até lá. Deslizamentos de terra impressionantes ocorreram por causa das chuvas do verão de 2010/ 2011, deixando alguns moradores isolados por quase 3 semanas.

    A trilha é visível desde a fazenda, bastante batida, e se limita a 4,4kms. Ída e volta totaliza 9kms e no máximo 3 horasde tempo total para subir e descer. 95% do caminho é por crista e campos de altitude, tornando muito fácil a orientação visual.

    O cume é um amplo platô e o ponto mais alto algumas rochas. No etrex vista encontrei a altitude de 2.382 m. No Garmin 60csx medidos por Tacio Phillip Sansonowski encontramos 2.394 m. O google earth dá 2.384 m no cume, e o IBGE apresenta a altitude inferior de 2.359 metros.

    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Notícias Relacionadas:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!