Vulcão Chiliques - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!

País - Chile Bookmark and Share

Vulcão Chiliques

Altitude Máxima: 5767 metros.

Altitude Mínima: 2.430 (San Pedro de Atacama)

Temporada ideal: O ano todo.

Outros locais do roteiro:

  • Licancabur
  • Juriques
  • Sairecabur
  • Chagnator
  • Pili
  • Lascar
  • Aguas Calientes
  • Toco
  • Coronado
  • Forma da obtenção dos dados:

    Georreferenciamento em 08/2/2011 por Paulo Roberto Parofes

    Mais informações sobre este roteiro:


    Vulcão que permaneceu adormecido nos últimos dez mil anos, o Chiliques mostrou sinais de atividade recente com zonas de aquecimento na cratera onde existem dois lagos.

    A aproximação é bem longa com aproximadamente cem quilômetros de estrada asfaltada e de terra até a laguna Lejia, indicada para pernoite e como acampamento base. Apesar de ser um lago, a água não é indicada para o consumo sendo extremamente salgada. Para esta escalada é necessário levar toda a água de consumo para dois dias. No caminho existe duas cidades para compra de última hora, Toconao e Talabre.

    Recomenda-se acampar na laguna com um 4x4 disponível para o dia de ataque ao cume pois a viagem de carro desde San Pedro, apesar de ser de cem kms é longa, entre três e quatro horas. Um curto trecho de 4x4 até um local de estacionamento de sete quilômetros. Ali começa a subida leve até as ruínas da base do vulcão na face norte, a aproximadamente 4.565 metros de altitude. Desde as ruínas a subida é de pouco mais de 1.200 metros e penosa.

    Relatos de montanhistas e guias locais categorizam o Chiliques como um dos vulcões mais duros de se culminar nas proximidades de San Pedro, pois o tempo todo a trilha pouco batida é de detritos soltos, o que demanda muito gasto de energia até a cratera. O tempo de ataque até o cume é de 5 a 8 horas dependendo do andinista e descida em no máximo em 3 horas.

    Não é um vulcão muito procurado por andinistas e não é oferecido pelas agências de San Pedro abertamente. Caso busque por um guia, pergunte nas agências e não só olhe nas placas que oferecem somente escaladas mais fáceis e comumente procuradas como Licancabur, Sairecabur, Toco, Llullaillaco e Ojos Del Salado. Os dois últimos buscados periodicamente por norte-americanos para aclimatar antes de partir para o himalaia.

    Rotas: San Pedro de Atacama - laguna lejia (roxo); aproximação carro/
    caminhada até ruinas (vermelho); trilha ruinas - cume (verde claro)
     


    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!