Guagua Pichincha - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Guagua Pichincha
 Arquivos disponíveis:
Trekking leve

País - Equador Bookmark and Share

Guagua Pichincha

Altitude Máxima: 4774 metros.

Altitude Mínima: 2850, centro de Quito

Temporada ideal: O ano todo, preferencialmente janeiro e fevereiro, julho e agosto

Forma da obtenção dos dados:

Dados obtidos por Paulo Roberto (Parofes) com um Garmin eTrex Vista

Mais informações sobre este roteiro:



Trajeto:

  • Quito-Cume (não foi possível passar de carro no local do deslizamento de terra)
Rotas
  • Rota Normal
  • Rota Direta
Guagua Pichincha é o cume mais alto do grupo "Pichinchas", vulcões mais próximos de Quito (10kms) e que dão nome ao maior banco privado Equatoriano, Banco Pichincha. Guagua Pichincha é um vulcão extremamente ativo e cuja última erupção aconteceu em 1999, depositando 7 cms de cinza vulcânica em toda Quito. Guagua é uma palavra Quechua para "novo" e ainda hoje é usada em vez da palavra bebê nos países andinos.

A trilha na verdade é uma estrada que começa claramente aberta no estacionamento a aproximadamente 4.120 metros de altitude e tem a extensão de 4kms, totalizando 8 kms de ída e volta, trajeto este que pode levar de 3 a 5 horas pra ser concluído e de nível fácil. Após cerca de 60% da estrada recorrida, algumas pequenas trilhas secundárias encurtam o caminho até o refúgio que fica a 4.551 metros. A rota normal segue a estrada óbvia desde o refúgio sentido OESTE quase até a cruz metálica no cume sul - sudoeste, vira a direita e segue sentido NORTE pela crista da cratera até o trepa pedra final pro cume, onde há uma pequena estrutura de concreto muito similar à da Pedra do Sino de Teresópolis - RJ. É possível fazer uma rota direta (incluída no kml em azul) que encurta este trajeto, mas é duro pois é de detritos vulcânicos soltos, ótima para descida.
 
Para chegar ao vulcão, contrate um táxi desde o centro de Quito até a vila de Lloa, custará cerca de 12 dólares (quantos der no táxi). Na delegacia da cidade procure pelo delegado que cobrará (independente do número de pessoas) 25 dólares até o estacionamento. Por mais 35 dólares ele fará o retorno até Quito. Se o grupo for de 3 ou 4 pessoas, a ascensão sai realmente barata para cada um.
 
Distância Quito - Lloa: aprox. 15 kms
Distância em linha reta cume Guagua Pichincha - cume Rucu Pichincha: 4 kms

Veja esse roteiro no Google Earth:

Notícias Relacionadas:

Quer contribuir com o Rumos?

O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

 



.
O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!