Cerro Muerto - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Cerro Muerto
 Arquivos disponíveis:
Trekking leve
Montanhismo fácil

País - Chile Bookmark and Share

Cerro Muerto

Altitude Máxima: 6519 metros.

Altitude Mínima: 750m (Copiapo) 2584m (Fiambala)

Temporada ideal: Setembro-Março

Outros locais do roteiro:

  • Vicuñas
  • Tres Cruces Sur
  • Tres Cruces Central
  • Ojos del Salado
  • Muerto
  • Condor
  • Incahuasi
  • Patos
  • San Francisco
  • Forma da obtenção dos dados:

    Dados obtidos por Maximo Kausch usando um Garmin Colorado 300 em Janeiro de 2011

    Mais informações sobre este roteiro:


    O Vulcão Muerto fica na região da Puna do Atacama na fronteira entre o Chile e a Argentina no Paso San Francisco. Seu acesso se dá pela Argentina através da cidade de Fiambalá, na Província de Catamarca pela Ruta 60 que está asfaltada e em boas condições. Pelo lado chileno o acesso é pela estrada nacional 31 que não está asfaltada, porém pode ser percorrida (com cuidado) por qualquer veículo. Ao sair da 31, um veículo 4x4 com suspensão alta é requerido.

    O Acesso ao Muerto é o mesmo do Ojos del Salado, pois ela fica exatamente ao lado daquela montanha. É possível então utilizar o refúgio Claudio Lucero e o Atacama como bases para escalar a montanha. No entanto, é necessário aclimatar-se adequadamente antes de realizar pernoites nestes locais. Aprenda sobre este assunto na seção de saúde dos Artigos do AltaMontanha.com.

    Para poder escalar estas montanha é é necessária uma permissão do DIFROL (Departamento de Fronteiras e Limites do Chile, que é requerida de maneira descomplicada pela internet. Esta permissão pode ser exigida no controle fronteiriço de Maricunga e o controle em Laguna Verde.

    Um carro comum pode chegar até o refúgio Claudio Lucero, mas não muito mais adiante. Para atingir o refúgio Atacama, apenas em 4x4 alto. Nem sempre há água naquele refúgio, então cuidado!

    Ataque ao cume

    Saindo do acampamento Atacama o escalador deve percorrer aproximadamente 6km para alcançar os 5900m. O acampamento é relativamente protegido do vento e tem água corrente ou penitentes de gelo nas imediações. A caminho do acampamento existem várias oportunidades de água boa.

    Do acampamento alto, o cume pode ser alcançado de 3 a 5 horas. No caminho há muita brita e terra solta.

    Apesar de relativamente fácil, trata-se da décima sexta montanha mais alta dos Andes. Reforça-se a necessidade de realizar boa aclimatação prévia.

    Estrutura:

    Em Laguna Verde o escalador terá acesso a águas termais e utilizar locais de acampamento. O refúgio Claudio Lucero contém aproximadamente 15 camas com colchão e banheiro do lado de fora. Não há água nas imediações do refúgio.

    Do Atacama o escalador por percorrer aproximadamente 3km do caminho em veículo 4x4 fora de estrada.

    Equipamentos necessários:



    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!