Ferraria - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Ferraria
 Arquivos disponíveis:
Selecione um dos arquivos disponíveis
Escalada difícil
Trekking moderado
Montanhismo fácil

País - Brasil - Paraná Bookmark and Share

Ferraria

Altitude Máxima: 1745 metros.

Altitude Mínima: 900m - Fazenda Pico Paraná

Temporada ideal: Entre maio e setembro

Outros locais do roteiro:

  • Caratuva
  • Taipabuçu
  • Via Deus e o Diabo
  • Forma da obtenção dos dados:

    Via GPS 60Csx por Pedro Hauck em Maio de 2010

    Mais informações sobre este roteiro:




    O Pico Ferraria é uma montanha de 1745 metros de altitude na Serra do Ibitiraquire, Paraná, cuja rota clássica se inicia na centenária Picada do Cristóvão (Trilha de mulas para Cacatú) e percorre a face norte da montanha.

    Contudo, apesar da conquista ter sido pela face norte, esse acesso está proibido no momento. Assim, este caminho não será exibido no roteiro que acompanha esta página, assim como não é exibido a trilha que leva à parede da montanha, onde fica a via de escalada "Deus e o Diabo".

    Os principais acessos ao Ferraria partem da Fazenda Pico Paraná, iniciando pela abertíssima trilha que leva ao Pico Paraná. Ao chegar as encostas do Caratuva, deve-se decidir entre percorrer suas encostas ou galgar seu cume.

    O caminho mais rápido é pelas encostas, chamado de "caminho por baixo". O mais bonito é pelo cume do Caratuva. Recomenda-se ir pelo cume e retornar por baixo, uma vez que esta encurta um bocado o caminho.

    Após atingir os topo do Taipabuçu, deve-se seguir adiante até o terceiro cume dessa montanha (alguns falam em quatro cumes) de onde parte a trilha que leva ao Ferraria.
    A descida é bem ingreme, mas não é muito dificil. Porém ao chegar no vale entre o Taipa e o Ferraria, o caminho fecha e muitas vezes é preciso rastejar entre a vegetação para conseguir passar pelos bambus.

    Recomenda-se pegar água no rio da encosta do Caratuva, uma vez que o pequeno rio da encosta do Taipabuçu é freqüentemente relatado como seco ou possuindo água de péssima qualidade.

    Geralmente acampa-se ou bivaca-se no cume do Taipabuçu. Este porém é bem estreito, não cabendo mais que uma barraca. Já no cume do Ferraria é mais amplo. A vegetação, no entanto, quase impede que você vá de mochila cargueira. Por isso é recomendável fazer a montanha de ataque, saindo bem cedo da fazendo e levando lanterna.








    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Notícias Relacionadas:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!