Escaladas em Juiz de Fora - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Escaladas em Juiz de Fora
 Arquivos disponíveis:
Escalada fácil
Escalada moderada
Escalada difícil

País - Brasil - Minas Gerais Bookmark and Share

Escaladas em Juiz de Fora

Altitude Mínima: 683 centro de Juiz de Fora

Temporada ideal: O ano todo

Outros locais do roteiro:

  • Pedra do Yungue
  • Pedra do Retiro
  • Forma da obtenção dos dados:

    Via GPS e Georreferenciamento por Pedro Hauck

    Mais informações sobre este roteiro:


    A cidade de Juiz de Fora é privilegiada em questão de escaladas, com dois excelentes locais quase no centro urbano da cidade, Pedra do Yungue e Pedra do Retiro.

    Yungue:

    O local mais popular é a Pedra do Yungue, localizada na periferia da cidade, no bairro Linhares e pertence à Pedreira Santo Cristo, que explora brita no lado oposto aonde ficam as escaladas.
     
    O campo-escola está localizado na face Oeste-noroeste da Pedra do Yungue, e as vias ocupam uma extensão aproximada de 300 de metros. O carro pode ser estacionado a cerca de cinqüenta metros da base da parede, na margem da estrada.

    O campo escola pode ser dividido em setores distintos: setor de falésias, setor de parede e de blocos (Serpentário, Bloco Um, bloco da Chaminé e outros menores ).

    A zona de falésias é a que apresenta a maior concentração de vias, com altura média de 25 metros, inclinação média próxima de 90 graus, com algumas vias negativas. Devido ao alto ângulo deste setor, o grau médio de dificuldade das vias é bastante elevado.Todas as vias estão equipadas com proteção fixa, distância padrão (2 m).

    O setor de parede apresenta inclinação geral positiva, proporcionando vias com extensão entre 60 e 200 metros, com vários graus de dificuldade, desde uma escalaminhada de 2º grau/3º grau até vias com lances de 7º C. Por qualquer uma pode-se atingir o cume (1013 m), de onde há opção de descer por trilha ou rapel com apenas uma corda de 50 m.

    O bloco do Serpentário é constituído na verdade por dois blocos, um encaixado sobre o outro e é visível do local onde se para o carro. A trilha para a base da parede passa por este bloco. Suas vias estão localizadas em toda sua volta, com altura máxima de treze metros.  O grau de dificuldade médio das vias é elevado, em torno de sétimo grau. Para todas elas é possível acesso p/ top rope.

    O bloco “um” está a uns cinqüenta metros da parede e pode ser atingido por uma trilha que sai do bloco do serpentário.

    Pedra do Retiro

    A Pedra do Retiro é um novo local de escaladas na cidade e ainda está recebendo vias. O local apresenta vias esportivas de diversos níveis e também pequenas vias tradicionais de dificuldade mais fácil que no Yungue.

    :: Mais informações e croquis: Site Rocha e gelo

    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!