Cerro San Francisco - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Cerro San Francisco
 Arquivos disponíveis:
Montanhismo fácil

País - Argentina Bookmark and Share

Cerro San Francisco

Altitude Máxima: 6018 metros.

Altitude Mínima: 4760m (Passo San Francisco)

Temporada ideal: Outono e primavera

Outros locais do roteiro:

  • Ojos del Salado
  • Incahuasi
  • Tres Cruces Central
  • Tres Cruces Sul
  • Muerto
  • Vicuñas
  • Pissis
  • Condor
  • Forma da obtenção dos dados:

    Waypoints obtidos por Pedro Hauck em fevereiro de 2006 com um Garmin Summit eTrex. Trilha georeferenciada por Maximo Kausch em Novembro de 2009.

    Mais informações sobre este roteiro:



    O Nevado San Francisco é um vulcão com 6 mil metros de altitude que fica na fronteira entre Chile e Argentina na região do Paso San Francisco, que é a região dos Andes que concentra o maior número de montanhas de 6 mil metros.

    Por ter "apenas" 6 mil metros e seu acesso ser fácil, e possível inclusive com veículos normais, é considerada uma montanha para aclimatação.

    Seu acesso se dá pela Argentina, através da Ruta 60 que está asfaltada e em boas condições, ou pela Ruta 31 pelo lado chileno, que vem de Copiapó. A subida do San Francisco começa exatamente na linha de fronteira entre os dois países. No local há um pequeno refúgio que é usado para pernoite. Ali não tem água, sendo necessário trazer no veículo.

    Não é necessário permissão, no entanto, as regras na Argentina não são muito claras e mudam de acordo com a vontade dos policiais que ficam em Las Grutas. Antes de subir os Andes, procure a "Policia Turística" de Fiambalá, que fica na praça principal da cidade e faça seu registro e pergunta se é necessário alguma autorização para fazer andinismo.

    Aclimatação:

    Como é uma montanha usada para esta finalidade, é bom que o montanhista entenda como se faz e para serve a aclimatação. No site AltaMontanha há diversos artigos sobre isso na seção de Artigos em "Saúde". Estude bem este tema.

    A ascensão da montanha começa numa altitude de 4750 metros no refúgio ao lado da estrada. Esta altitude não é brincadeira. Assim, é necessário que antes do montanhista chegar ali, ele realize sua aclimatação pernoitando em outros refúgios situados antes de Grutas ao longo da Ruta 60 e se hidrate bem. Leia e estude estes artigos.

    Ascensão:

    A subida ao San Francisco, se aclimatado, é fácil. Basta seguir uma trilha bem definida e chegará ao cume. Não é muito risco de se perder.


    Trajeto:

    • Fiambalá - cume
    Rotas disponíveis:
    • Rota Normal


    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Notícias Relacionadas:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!