Monte Rainier - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Monte Rainier
 Arquivos disponíveis:
Trekking leve
Montanhismo fácil

País - Estados Unidos Bookmark and Share

Monte Rainier

Altitude Máxima: 4392 metros.

Altitude Mínima: 610 na portaria do parque

Temporada ideal: De Maio a Setembro

Outros locais do roteiro:

  • Monte Rainier
  • Forma da obtenção dos dados:

    Projeto Wikiloc e Georreferenciamento em Abril de 2010 por Pedro Hauck

    Mais informações sobre este roteiro:


    O Monte Rainier é uma montanha no estado norte-americano de Washington, a mais alta daquele estado e uma das mais altas dos Estados Unidos fora do Alasca.

    Forma parte da Cordilheira das Cascatas. Sua elevação é de 4,392 m, e em dias de tempo claro seu pico permanentemente nevado pode ser facilmente avistado de Seattle e outras cidades da região.

    Seu nome é uma homenagem a um almirante britânico, Peter Rainier. Toda a montanha, assim como as zonas circundantes, está integrada num parque nacional, o “Mount Rainier National Park”, de excepcional beleza natural, com florestas virgens, cataratas, prados alpinos, e outras atrações.

    Há, porém, um lado nefasto. O Monte Rainier trata-se de um estratovulcão, e os vulcanólogos acreditam que seja apenas uma questão de tempo até que uma erupção catastrófica ocorra.

    Graças às enormes geleiras presentes nas encostas da montanha, o risco que uma erupção de grande porte apresenta torna-se significativamente maior, porque o calor dos materiais vulcânicos recém-expelidos as derreteria, causando lahares, ou seja, enormes deslizes de gelo, água e terra.

    Nessa situação, milhares de pessoas poderiam perecer, já que ao contrário do Monte Santa Helena, o Rainier encontra-se relativamente próximo a áreas povoadas.

    Apesar disso, os habitantes da região em geral sentem um grande afeto pela montanha, e ela figura na placa de todos os automóveis registrados no estado de Washington.

    Fonte: Wikipedia
    Fotos: Summit Post

    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!