Ushuaia - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Ushuaia
 Arquivos disponíveis:
Trekking leve
Montanhismo fácil
Montanhismo moderado

País - Argentina Bookmark and Share

Ushuaia

Altitude Mínima: Nível do mar

Temporada ideal: Dezembro a Março

Outros locais do roteiro:

  • Parque Nacional da Terra do Fogo
  • Cerro Guanacos
  • Cerro Marthial
  • Travesia de las Ovejas
  • Paso Beban
  • Paso Tristen
  • Paso Lucas
  • Forma da obtenção dos dados:

    Projeto Wikiloc e georreferenciamento em Março de 2010

    Mais informações sobre este roteiro:


    Situada no Sul da Ilha da Terra do Fogo, Ushuaia é uma das cidades mais austrais, ou seja, mais ao Sul do Mundo, perdendendo em latitude apenas para Puerto William, na Ilha Navarino.

    Onde era a cidade de Ushuaia viviam os índios Onas, que para sobreviver o frio abaixo do paralelo de 54 graus, faziam fogueiras e as alimentavam sem parar, de modo que as chamas nunca terminavam. Isso chamou a atenção de Fernão de Magalhães, navegador português do século XVI, que descobriu aquela ilha e a batizou de Terra do Fogo, uma ironia para o clima frio da Patagônia.

    Espremida entre as montanhas da cordilheira de Darwin e o canal Beagle (nome do navio de Charles Darwin, que também passou por ali), Ushuaia é uma cidade que tem muito a oferecer aos esportes de aventura, sobretudo ao trekking e travessias.

    Neste roteiro contamos com quatro travessias. A mais acessível é a do Paso de las Ovejas, que se faz de um local na periferia da cidade e atravessa um vale atrás do Cerro Marthial, montanha que se destaca na paisagem de Ushuaia. Esta travessia tem 26 Km e pode ser feita em dois dias, tendo um bom local de acampamento ao lado de um lago 2/3 do final do percurso.

    Outras duas travessias são Pasos atravessam a cordilheira de Darwin que chegam ao lago Fagnano: Travessia do Paso Beban (21 km) e Travessia do Paso Tristen (32 km). Elas ficam mais ao norte da cidade, ao lado da Ruta 3, que liga a Terra do Fogo com o Continente e vai até Buenos Aires.

    Outra travessia é a que começa na Estância Harberon, uma antiga fazenda de ingleses e vai até uma antiga terma no meio da cordilheira, passando pelo Paso Lucas. Ela é a mais distante da cidade e fica ao leste de Ushuaia. São 32 Km de trilhas.

    Além destes roteiros alternativos, há o tradicional roteiro do Parque Nacional da Terra do Fogo, que é onde literalmente o muno acaba. Lá há passeios até a baia de Lapataia, conhecendo as turfeiras, lagos e castoreiras, que são lagos artificiais criados pelos castores, que foram introduzidos artificialmente na região e se tornaram pragas.

    Além deste passeio, há a ascensão do Cerro Guanacos, uma montanha fácil e com uma visão previlegiada para o fim do mundo.

    Próximo ao centro, ainda temos o roteiro de ascensão ao Cerro Marthial, onde fica o glaciar de mesmo nome e é uma boa oportunidade de conhecer e caminhar sobre uma geleira, ainda mais fazendo um cume bonito que dá visão para toda a cidade e canal Beagle.

    Fonte das Fotos: Google Earth

    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Notícias Relacionadas:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!