Nevado Pissis - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Nevado Pissis
 Arquivos disponíveis:
Trekking leve
Montanhismo moderado

País - Argentina Bookmark and Share

Nevado Pissis

Altitude Máxima: 6795 metros.

Altitude Mínima: 4650m (ponto estimado de chegada de um veículo)

Temporada ideal: Outono e Primavera

Como Chegar: Por Fiambalá - Argentina

Outros locais do roteiro:

  • Ojos del Salado
  • Incahuasi
  • Nevado San Francisco
  • Forma da obtenção dos dados:

    Trilhas e pontos georeferenciados por Maximo Kausch em Fevereiro de 2009

    Mais informações sobre este roteiro:


    O Pissis é a terceira montanha mais alta dos Andes com um pouco menos altitude que o Ojos del Salado e o Aconcagua. Ela está localizada na província de Catamarca, no Noroeste da Argentina e o acesso se dá pela cidade de Fiambalá, onde uma estrutura pequena, mas que supre as necessidades dos montanhistas, com alguns poucos e bons hotéis, restaurantes e camping, além de um escritório de turismo de montanha, onde há informações sobre o montanhismo na região.

    De Fiambalá parte a Ruta 60, que cruza o Paso San Francisco em direção à Copiapó no Chile. É por esta estrada que se tem acesso ao Pissis e outras mais de 15 montanhas com mais de 6 mil metros que conferem a região como uma das que mais tem montanhas com mais de 6 mil metros nos Andes.

    A Ruta 60 está asfaltada e em boas condições. No entanto, a partir de um certo ponto (ver no arquivo kml do Google Earth no anexo), é preciso tomar uma estrada de terra com 41km, onde é necessário ter um veículo 4x4. Esta estrada tem recebido manutenção nos últimos anos, mas mesmo assim é necessário um veículo alto e forte, pois há pendentes inclinadas e a altitude exige muito do carro. Chuvas que ocorrem as vezes, mas de forma torrencial, destrói a estrada, por isso é bom perguntar em Fiambalá sobre as condições da mesma antes de partir.

    Aclimatação:

     Recomenda-se estar aclimatado antes de começar a subida no Pissis. Para isso, uma aclimatação prévia pode ser feita no próprio Paso San Francisco, recomenda-se escalar antes o Cerro San Francisco, de fácil acesso. Para saber mais sobre aclimatação, recomenda-se a leitura dos artigos técnicos do site AltaMontanha sobre o assunto.

    Ascensão:

    A ascensão ao Pissis não apresenta muitas dificuldades. Há dois acampamentos que podem ser usados, mas se o escalador estiver bem aclimatado, ele pode sair do base, onde se deixa o carro, até o acampamento alto sem muitos problemas.

    No ataque é necessário estar bem abrigado, pois venta muito na montanha e é preciso ter crampons para atravessar um glaciar. O trecho final, se estiver seco, apresenta muita rocha solta, formando acarreos e o cume é bastante grande.


    Trajeto:

    • Fiambalá - Cume
    Rotas disponíveis:
    • Rota Normal


    Veja mais:

    :: Relato de Pedro Hauck sobre escalada no Pissis
    :: Dicas de Waldemar Niclevicz sobre o Pissis


    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Notícias Relacionadas:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!