Travessia Tabuleiro Lapinha - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Travessia Tabuleiro Lapinha
 Arquivos disponíveis:
Trekking moderado

País - Brasil - Minas Gerais Bookmark and Share

Travessia Tabuleiro Lapinha

Altitude Mínima: 900 metros, no fundo do canyon do Tabuleiro

Temporada ideal: Preferencialmente no inverno

Outros locais do roteiro:

  • Cachoeira do Tabuleiro
  • Travessia Tabuleiro Lapinha
  • Forma da obtenção dos dados:

    Projeto Wikiloc e georreferenciamento em março de 2010

    Mais informações sobre este roteiro:


    A Travessia entre a vila do Tabuleiro e Lapinha da Serra cruza a bela paisagem dos campos cerrados da Serra do Espinhaço, passando por cima da maior cachoeira do Estado de Minas, a Cachoeira do Tabuleiro.

    No total são 43 Km de caminhada em terreno fácil, o que faz da travessia uma das mais populares de Minas Gerais e uma das mais bonitas também, hoje protegidas sob a forma do Parque Estadual da Serra do Intendente.

    Por se tratar de uma travessia, o melhor é não ir de carro, o que dificulta um pouco o acesso, pois as cidades de entorno do Parque Estadual são pequenas e o meio de transporte para chegar até ali bastante precário. O melhor caminha é começar pela Lapinha da Serra e terminar no Tabuleiro, veja como fazer:

    Ida:

    O ponto de partida é a Rodoviária de Belo Horizonte, aonde se pega o ônibus para a cidade de Santana do Riacho. A empresa que faz esse trajeto é a Viação Saritur. Existem poucos horários para lá, então comece sua jornada bem cedo. Ligue para a Viação Saritur e pergunte os horários: (31) 3272-8525.

    O percurso tem somente 150 km, mas o ônibus leva absurdas 4 horas para chegar!

    Chegando em Santana do Riacho, você tem três opções para chegar no Vilarejo da Lapinha:

    A primeira opção é o próprio ônibus da Viação Saritur, que não é diário! O ideal é se informar antes, ligando para a viação. Adiantamos que é quase impossivel coincidir um horario com a necessidade de quem faz a travessia.

    A segunda opção é uma trilha que possui cerca de 8 km até Lapinha.

    A terceira e última opção, é pagar para algum morador de Santana do Riacho te levar até Lapinha da Serra.

    Atenção! Existem outras Lapinhas perto de Belo Horizonte. Nunca confunda Lapinha da Serra com a Gruta da Lapinha em Lagoa Santa!

    Volta:


    Depois que você terminou a travessia em Tabuleiro, a única maneira de voltar até BH é indo até Conceição do Mato Dentro e ir de táxi é a melhor opção para isso, pois existem pouquíssimos ônibus que fazem esse trajeto. Normalmente essa viagem custa cerca de R$35,00 do vilarejo de Tabuleiro, e R$40,00 para quem parte desde a cachoeira, então já preparado para este gasto ou prepare o dedão na estrada!

    Estando em Conceição do Mato Dentro, há ônibus até BH. A empresa que presta esse serviço é a Viação Serro (31 3201-9662). Existem diversos horários todos os dias. Esse trajeto de ônibus leva cerca de 3 horas e 30 minutos.


    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!