Serra dos Órgãos - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Serra dos Órgãos
 Arquivos disponíveis:
Escalada moderada
Escalada difícil
Trekking leve
Trekking moderado
Montanhismo moderado

País - Brasil - Rio de Janeiro Bookmark and Share

Serra dos Órgãos

Altitude Mínima: 820 metros, Teresópolis

Temporada ideal: Preferencialmente no inverno

Outros locais do roteiro:

  • Dedo de Deus
  • Pedra do Sino
  • Castelos do Açu
  • Pedra do Mamute
  • Cubaio
  • Pedra o Dinossauro
  • Travessia Petrópolis Teresópolis
  • Forma da obtenção dos dados:

    Projeto Wikiloc e georreferenciamento.

    Mais informações sobre este roteiro:


    A Serra dos Órgãos é o maciço que melhor representa a Serra do Mar no Estado do Rio de Janeiro e apresenta uma das mais belas paisagens de montanhas do Brasil com diversos picos famosos, tais como o Dedo de Deus, Pedra do Sino, Escalavrado, dentros inúmeros outros.

    O Parque Nacional da Serra dos Órgão foi criado em 30 de novembro de 1939, ele foi o terceiro Parque Nacional criado no país, protegendo parte dos municípios de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis. O decreto de criação foi assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, que freqüentava bastante a área do parque em Petrópolis e Teresópolis.

    Quando o Rio de Janeiro ainda era capital da república, o parque recebia com freqüência embaixadores e autoridades estrangeiras, que vinham conhecer a região e se deslumbrar com a paisagem do alto da Pedra do Sino, cuja trilha de 12 Km era percorrida em lombo de mula.

    A história do montanhismo brasileiro também está intimamente ligada ao parque. A conquista do Dedo de Deus, em 1912, é o marco inicial do montanhismo brasileiro e a Travessia Petrópolis-Teresópolis é considerada a mais bonita do país. Os montanhistas, tão importantes para a própria criação do parque, têm vários motivos para celebrar sua história no PARNASO.

    Em 2010 completaram-se 45 anos da abertura do Caminho das Orquídeas, uma das mais belas trilhas do parque, que dá acesso à Agulha do Diabo, Morro São João e Chaminé do Cassin; 35 anos da conquista da face leste do Garrafão, primeiro bigwall brasileiro; e 25 anos da conquista das vias Terra de Gigantes e Franco-brasileira no bigwall da Pedra do Sino, o maior do país.

    O nome Serra dos Órgãos, acreditam os historiadores, tem origem na imaginação de católicos portugueses, que enxergaram na seqüência singular de picos ao fundo das águas da Baía de Guanabara, algo semelhante aos tubos de um órgão – instrumento musical muito comum nas igrejas da época. Outra versão relaciona o nome da serra a algumas de suas formações rochosas: Dedo de Deus, Nariz do Frade, Dedo de Nossa Senhora e outros, entendidos erroneamente como órgãos humanos.

    Escaladas se desenvolvem nas principais montanhas, com vias tradicionais de várias enfiadas e também escaladas artificiais, como no Dedo de Deus, Escalavrado, Agulha do Diabo Garrafão e Pedra do Sino.

    Além das escaladas, no interior do parque há alguns dos melhores trekkings do Brasil, como é o caso da Travessia Petrópolis - Teresópolis, uma trilha que leva em média 3 dias para ser percorrida e passa pelas principais montanhas da região, campos de altitude, florestas e cachoeiras, um roteiro de aventura imperdível.

    Antes de planejar suas caminhadas e escaladas, entre em contato com a administração do Parque Nacional e agende sua atividade.


    Veja Mais:

    ::O Melhor caminho entre Petrópolis e Teresópolis (relato da travessia - Marcelo Brotto)

    ::Site do PNSO

    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Notícias Relacionadas:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!