El Chaltén - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
El Chaltén
 Arquivos disponíveis:
Escalada moderada
Escalada difícil
Trekking moderado
Trekking pesado
Montanhismo moderado
Montanhismo difícil

País - Argentina Bookmark and Share

El Chaltén

Altitude Mínima: 250 metros, lago Viedma

Temporada ideal: Dezembro a Março

Outros locais do roteiro:

  • Trekking Laguna Torre
  • Trekking Fitz Roy
  • Cerro Torre
  • Cerro Fitz Roy
  • Trekking Huemul
  • Forma da obtenção dos dados:

    Projeto Wikiloc e georreferenciamento em Março de 2010

    Mais informações sobre este roteiro:



    El Chaltén é um dos lugares mais especiais do mundo para aventura.

    Lá tem trekkings para todos os gostos, desde pequenas caminhadas, passando por travessias e culminando na grande travessia do gelo continental (que não está no mapa), que passa por trás das montanhas, totalizando mais de duas semanas de caminhada em ambiente remoto.

    As escaladas são um capítulo à parte. Há desde boulder, passando por escaladas esportivas em falésias, chegando em ascenção em montanhas por vias fáceis e escaladas extremas nas agulhas ali existentes, como o Cerro Fitz Roy, Cerro Torre, Saint Exuperry, Agulha Poincenot e outras dezenas ou centenas de pequenas torres de granito.

    Para não dizer que o local é perfeito para aventureiros, o clima é terrível e é a maior dificuldade. Isso por que atrás das montanhas existe a maior geleira continental do mundo, o Campo Hielo Sur, que tem mais de 400 Km de extensão Norte - Sul e alguns trechos 100 Km Leste - Oeste.

    Esta imensa geleira influencia no clima e o tempo por lá acaba ficando muito instável. Há dias que chove, neva e faz sol em poucas horas, então é preciso ficar atento e levar bom equipamento.

    A cidade de El Chaltén é uma pequena vila que tem um pouco de tudo que o aventureiro precisa, albergues, restaurantes e internet. Entretanto quem não quiser ficar no meio urbano, rápidamente pelas trilhas já se chega no ambiente natural.

    O Parque Nacional Los Glaciares, onde fica Chaltén, oferece acampamentos controlados por toda extensão dos trekkings existente, de forma que é preciso respeitar estes locais e apenas acampar ali. Geralmente são lugares muito bonitos, com espaço para muitas pessoas, então não há motivos para desrespeitar estas regras.

    O Aeroporto mais próximo de Chaltén é em El Calafate, de onde há vans regulares. Os mais aventureiros, no entanto, vão até Chaltén de bicicleta. Ali próximo passa a ruta 40, que é a estrada mais longa da Argentina e faz parte da rota Pan Americana. Todos os anos, dezenas de pessoas pedalam nesta estrada para ir até o Alaska!

    Fotos extraídas do Google Earth

    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Notícias Relacionadas:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!