Canyon do Guartelá - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Canyon do Guartelá
 Arquivos disponíveis:
Escalada fácil
Escalada moderada
Trekking leve

País - Brasil - Paraná Bookmark and Share

Canyon do Guartelá

Altitude Mínima: 737

Temporada ideal: O ano inteiro

Outros locais do roteiro:

  • Parque Estadual do Guartelá
  • Fazenda São Damasio
  • Recanto Marins
  • Forma da obtenção dos dados:

    Via GPS, por Pedro Hauck

    Mais informações sobre este roteiro:



    O Guartelá é o canyon do rio Iapó, um dos acidentes geográficos mais impressionantes do Paraná. Ele é um percé que faz um furo na escarpa entre o Primeiro e o Segundo Planalto, entre as cidades de Castro e Tibagi.

    Lá fica o Parque Estadual do Guartelá, onde há dois roteiros de passeio, um mais curto, que dá acesso ao mirante e a famosa ponte de Pedra e outro maior, onde se passa em uma amostra de relevo com formas bizarras e pinturas rupestres.

    A maior parte do canyon, no entanto, não fica dentro do parque e é acessado por propriedades rurais, como a Fazenda São Damasio, onde há vias de escalada e enormes paredões de arenito Furnas (o mesmo de São Luis do Purunã), ainda virgens.

    Ali poderá ter setores muito bons de escalada, pois a rocha é ótima, o acesso é fácil e as paredes são altas, faltando apenas conquistadores comprometidos para abrir mais vias.

    A paisagem da região é a dos Campos Gerais, onde uma vegetação aberta ocorre em mosaicos junto com florestas de Araucária, numa paisagem bastante bucólica e belíssima. A cidade de Castro é a primeira a ser fundada no Estado do Paraná depois da independencia de São Paulo e por alguns meses foi capital, na única vez que ela saiu de Curitiba. Já Tibagi, é uma cidade bastante histórica e pitoresca. Ela fica ao lado do rio de mesmo nome, famoso pelas antiga exploração de diamante, que durante muito tempo foi o que movimentou a economia da cidade e de onde veio o dinheiro para a construção dos palacetes ainda presentes no centro da cidade.

    Fora os passeios no Parque e nas Fazendas, a região ainda tem muitas cachoeiras e rafting pelo rio Iapó, percorrendo o canyon.

    Há muitas opções de hospedagem na cidade e fora dela, muitos campings equipados com churrasqueira.

    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Notícias Relacionadas:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!