Escalada em Foz do Iguaçu - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Escalada em Foz do Iguaçu
 Arquivos disponíveis:
Escalada fácil
Escalada moderada

País - Brasil - Paraná Bookmark and Share

Escalada em Foz do Iguaçu

Altitude Mínima: 130 metros

Temporada ideal: Inverno

Outros locais do roteiro:

  • Parque Nacional do Iguaçu
  • Espaço das Américas
  • Forma da obtenção dos dados:

    Via GPS por Pedro Hauck

    Mais informações sobre este roteiro:


    Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira, é uma cidade globalizada que abriga um dos maiores cartões postais da América do Sul, as cataratas do Iguaçu. Por conta disso, é uma das cidades mais turísticas do Brasil.

    Muito mais do que só contemplar as belíssimas e impressionantes cachoeiras do rio Iguaçu, no canyon do mesmo rio, à juzante das cataratas, há muita parede de basalto onde ficam 9 setores de escalada, contabilizando mais de 50 vias.

    As vias são de dificuldade média para fácil, apresentando muitos diedros, arestas, inclinação acentuada, regletes, enfim, condições para vias de excelente qualidade e muita diversão, que é o que tem por lá, inclusive muitas vias em móvel.

    O Acesso às vias é restrito, podendo ser feito apenas pela Associação Montanhistas de Cristo (AMC) de Foz do Iguaçu, que é o clube de montanhismo que abriu as vias e mantém uma das trilhas de acesso.

    Outra trilha que dá acesso é feito por meio da empresa Canyon Iguaçu, que mantêm um belo ginásio de escalada em meio à floresta estacional dentro do parque, uma das alternativas de escalada no local. A Canyon Iguaçu explora a escalada como se fosse uma atividade de Turismo de Aventura, então o foco do ginásio e da escalada em rocha via esta empresa é diferente daquela que é a escalada como Esporte de Aventura.

    Outro local para pratica de escalada é no Espaço das Américas, um centro de eventos que é todo construído por rochas de basalto, tendo a semelhança de um castelo. Lá a escalada é feita em top rope pela AMC todos os sábados, como forma de incentivar a prática da escalada pela população local e também turistas. Muitas pessoas que começaram a escala ali e depois fazem o curso da AMC se qualificando de maneira adequada para escalar com segurança.

    No lado argentina há paredes tão boas quanto no lado brasileiro, mas lá a escalada é proibida.


    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!