Escaladas de Guarapuava - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Escaladas de Guarapuava
 Arquivos disponíveis:
Escalada fácil
Escalada moderada

País - Brasil - Paraná Bookmark and Share

Escaladas de Guarapuava

Altitude Mínima: 1000 metros na cidade

Temporada ideal: O ano inteiro

Outros locais do roteiro:

  • Praça da Fé
  • Setor Cascavel
  • Salto São Francisco
  • Salto Pinhãozinho
  • Parque do Jordão
  • Parque das Araucárias
  • Forma da obtenção dos dados:

    Via GPS por Pedro Hauck. Fotos de Eliza Tratz.

    Mais informações sobre este roteiro:



    A cidade de Guarapuava está localizada na região Centro Oeste do Estado do Paraná, a primeira vista pode-se dizer que não há lugares propícios na região para prática de escalada devido às características do relevo qual apresenta pouca inclinação por ocupar o topo do chamado vulcanismo de platô. Entretanto, é possível escalar em dois locais no município, na Praça da Fé, no centro da cidade, uma antiga pedreira hoje revitalizada, este local conta com aproximadamente 10 vias de graduação que varia de 5° a 7° grau. As vias em riolito são verticais com predomínio de agarras invertidas e regletes.

    A segunda opção é o Setor Cascavel que fica no Distrito de Entre Rios a 14 Km de Guarapuava, neste local as vias apresentam maior graduação (7°s a 8°s), são vias curtas, verticais ou levemente negativas e assim como na praça da fé há predomínio de regletes.  Neste local durante o intervalo das escaladas é possível se refrescar com um banho de cachoeira. O setor conta hoje com aproximadamente 9 vias não possuindo local para camping.

    Além destes locais, ainda há uma via de escalada no impressionante Salto São Francisco, cachoeira de quase 200 metros de altura localizada na divisa de município entre Guarapuava, Turvo e Prudentópolis.

    Para quem ainda deseja conhecer outas belezas da cidade, o mapa ainda mostra os Parques das Araucárias e do Rio Jordão, locais para caminhar e curtir a natureza.

    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!