Wadi Rum - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Wadi Rum
 Arquivos disponíveis:
Escalada fácil
Escalada moderada
Escalada difícil
Montanhismo moderado

País - Jordânia Bookmark and Share

Wadi Rum

Altitude Mínima: 950m (Ramm)

Temporada ideal: Inverno, calor excessivo no verão dificulta porém não impossibilita escalada

Forma da obtenção dos dados:

Dados obtidos por Maximo Kausch em janeiro de 2009

Mais informações sobre este roteiro:


Wadi Rum é uma incrível área de escalada em rocha tradicional na Jordânia. O lugar foi o cenário para a famosa história de Lawrence das Arábias. Das mais de 200 vias existentes na região, poucas são grampeadas, porém isto está mudando nos últimos anos.

Escalar em Wadi Rum requer muitas peças móveis e é recomendável escalar com cordas duplas por causa da grande fricção oferecida pelo arenito. A qualidade do arenito de Wadi Rum varia muito. Este pode ser de qualidade exelente, ou poder ser "areia vertical".

A. Howard escreveu "Wadi Rum guide book". Uma completa guia com 90% das escaladas da região. É meio que obrigatório ter a guia de Howard ao escalar ali.

Comida e mantimentos podem ser comprados em Ramm, assim como combustível e água. É necessário um veículo 4x4 para sair de Ramm para qualquer direção fora da estrada principal. Veículos podem ser contratados para transportar escaladores e depois buscá-los por 50 a 70 dinares.


Trajeto:

  • Aqaba - Wadi Rum
Precauções
  • O escalador deve ser extremamente cuidadoso e cooperativo com o exército jordaniano. A entrada à Jordânia é extremamente burocrática e há que ter muita paciência. Inúmeros postos de controle militar são espalhadas pelo país. É comum que o escalador seja recebido na mira de armas e/oucanhões ao chegar a um posto de controle.
  • Se a época escolhida foi o inverno, há que ter muito cuidado com a chuva. Montanhas muito frequentadas como o Jebel Rum se transformam em verdadeiras cachoeiras em questão de minutos após uma chuva começar. É recomendável permanecer no topo, ou o mais alto possível se o escalador for pêgo de surpresa. A área recebe entre 4 a 8 dias de chuva por ano e quase todos estes são no inverno.
  • Mesmo contendo muitas vias novas para abrir e montanhas muito bonitas, a parte saudita de Ramm NÃO PODE SER VISITADA POR TERRA. É necessário ter uma visa e diversos documentos para entrar na Arábia Saudita por terra. A fronteira fica há apenas 20km de Ramm e é muito fácil atravessar esta "sem querer". Diversas minas terrestres e rastreadores são espalhados por esta linha.
  • Wadi Rum é um deserto. Porém é muito fácil esquecer disto quando você chega até ali de carro com muitas comodidades. Planeje a sua escalada e leve muita água. Tenha em conta que a temperatura à noite pode cair muito e mesmo chegar abaixo de 0 no inverno.

Veja esse roteiro no Google Earth:

Notícias Relacionadas:

Quer contribuir com o Rumos?

O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

 

Recomendamos à você:



.
O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!