Monumento Natural el Morado - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!
Monumento Natural el Morado
 Arquivos disponíveis:
Trekking leve
Montanhismo difícil

País - Chile Bookmark and Share

Monumento Natural el Morado

Altitude Máxima: 4650 metros.

Altitude Mínima: 1850 (Baño Morales)

Temporada ideal: Trekking - Todo o ano
Escalada - Outubro e Novembro

Outros locais do roteiro:

  • Mirador del Morado
  • Forma da obtenção dos dados:

    Dados obtidos por Hilton Benke, em 2007.

    Mais informações sobre este roteiro:


    O parque onde está localizado o Monumento Natural el Morado é acima de tudo belo!

    Trata-se de um local onde o recuo do glaciar é evidente, e o vale formado abriga uma gama de espécies vegetais e animais, que constituem uma rica e variada fauna e flora.

    Para se chegar ao início da trilha, deve-se dirigir até a pequena vila conhecida por "Baño Morales". Saindo de Santiago, são aproximadamente 70 quilômetros. É possível seguir com veículos de passeio.

    O trekking é relativamente curto, medindo aproximadamente 8 quilômetros até a base do glaciar San Francisco. Um pouco antes, ao lado da Laguna El Morado, existe um excelente espaço para camping, com bom piso.

    Ao fundo do vale, vê-se dois nevados de tirar o folêgo: O Mirador del Morado e o próprio El Morado e, ao lado, as as gigantescas paredes de rocha e morainas formadas por outras montanhas.

    Ambas montanhas possuem escaladas difíceis. A rota apresentada aqui é a da Canaleta, ao Mirador del Morado. A montanha possui uma rota normal, porém, com o aquecimento global, a rota normal acaba ficando senão igual ou até mais difícil que a da Canaleta.

    Atenção para a época correta de escalada!!! Deve se escalar esta montanha ao final da primavera, quando a neve do inverno possui textura e consistência regular. Antes da primavera, a neve fica muito fofa, sujeita a avalanches, e após, praticamente some, dando lugar a rochas de péssima qualidade.

    Para quem deseja uma primeira experiência com gelo, o glaciar San Francisco é uma ótima opção, pois possui boas gretas para a prática, e está em baixa altitude (em torno de 2500 a 3000 metros acima do nível do mar).

    Veja esse roteiro no Google Earth:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!