Rumos: Roteiros para sua aventura!

Política de uso

O Rumos foi feito para ajudar montanhistas nas suas atividades e também para aqueles que só querem matar a curiosidade em saber por onde uma montanha é escalada.

Desde 2003 coletamos pontos e rotas de GPS para finalmente podermos publicá-los em 2009. Nossa intenção é trazer ao montanhista moderno as informações necessárias para que não passe pelas mesmas dificuldades pelais quais passamos ao longo destes anos.

Ética

Não se esqueça de aplicar as técnicas de mínimo impacto em TODOS os locais que visitar. Isso inclui desde pequenos parques até as grande e geladas motnanhas do Himalaia.

Se você não sabe, não lembra ou quer saber mais sobre as técnicas de mínimo impacto, visite o site www.pegaleve.org.br

Além dos precauções com o meio ambiente, também deixe um rastro de boa educação e cordialidade para trás, pois são as moedas mais valiosas que nós montanhistas podemos deixar com os proprietários das terras que gentilmente nos cederam a passagem!

Cuidados

Alguns dos pontos e rotas neste site foram conseguidos através de muito suor, sofrimento e dedos quase foram congelados para pressionar os botões do GPS. Mesmo que tenhamos conquistado todo este conteúdo com amor, advirtimos que algumas das trilhas podem não estar 100% corretamente "geo-referenciadas", assim, lembre que podem conter erros e o conhecimento pleno do montanhismo e da escalada não são substituíveis pelo GPS.

Acima de tudo, advirtimos que o planeta Terra é uma metamorfose constante e que, o que foi marcado por GPS ou georeferenciado em um ano, pode não estar lá no ano seguinte. Trilhas podem ter sido levadas por rios, cidades ou casas podem estar abandonadas, propriedades vendidas e a passagem , que antes era permitida, agora proibida. Além disso não esqueça da política nefasta que nossos órgão ambientais fazem com o montanhismo e a escalada, quando sempre que possível, proíbem sua prática em seus parques nacionais e estaduais. Podemos citar dezenas de exemplos do porquê você não deveria confiar cegamente no que o GPS está indicando.

Em montanhas geladas há que ter muito cuidado com gretas e outros tipos de deformações no gelo, pois estes mudam de ano a ano quando não de mês a mês. Se você estiver em terreno glaciário, jamais siga ao pé da letra as rotas demarcadas aqui.

Responsabilidade

O Rumos e AltaMontanha.com não se responsabilizam por acidentes causados, montanhistas baleados, pedras atiradas ou qualquer outro tipo de dano sofrido pela pessoa que usou o conteúdo deste site.

Não se perca!

.
O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!